Sergio Pérez vence GP de Fórmula 1 no Mónaco

| Revista ACP

A corrida atrasou mais de uma hora devido à chuva e o mexicano da Red Bull bateu Carlos Sainz e Max Verstappen.

Sergio-Perez-Monaco-2022-900

A tática da corrida traiu a Ferrari e a Red Bull aproveitou com excelente vitória de Sergio Pérez, que segurou o Ferrari de Sainz até à bandeira de xadrez. Demasiado perto ficou o campeão do mundo Max Verstappen, que deu à Red Bull mais um lugar no pódio. Também colado, e queixando-se da tática da Ferrari ficou Charles Leclerc, que teve de se contentar com a 4ª posição no “seu” Grande Prémio do Mónaco.

A prova monegasca partiu com 1h10m de atraso devido a uma forte chuvada que tornou impróprio o circuito do principado. Depois de longa espera, Leclerc e Sainz pareciam controlar os acontecimentos, mas a “dança” das boxes e dos pneus baralhou as contas aos homens da Ferrari, que contou, no entanto, com excelente visão de Carlos Sainz que chegou a passar pela liderança da prova, conseguindo no final o 2º lugar atrás de um imbatível Pérez, sempre a decretar um excelente ritmo de corrida. Um acidente violento do Haas de Mick Schumacher, que saiu ileso do monolugar, voltou a mexer com o ritmo da corrida, sensivelmente a meio da prova.

Num traçado de difíceis ultrapassagens, as voltas finais confirmaram as primeiras posições, com Verstappen e Leclerc a terem de se contentar com a 3ª e 4ª posições. George Russel voltou a ser o melhor piloto da Mercedes, com a 5ª posição, na frente do McLaren de Lando Norris e do Alpine de Fernando Alonso que terminou na frente do Mercedes de Lewis Hamilton. A fechar o lote dos dez primeiros, Valtteri Bottas levou o Alfa Romeo ao 9º lugar e Sebastian Vettel foi 10º aos comandos do Aston Martin.

Depois do GP do Mónaco, Max Verstappen continua na liderança, agora com 125 pontos. Muito perto estão Charles Leclerc com 116 e Sergio Pérez com 110 pontos. George Russel é 4º classificado com 84 pontos, seguido por Carlos Sainz com 83 e por Lewis Hamilton com 50 pontos. Entre os construtores, a Red Bull comanda com 235, a Ferrari está no 2º lugar com 199 e a Mercedes no 3º posto com 134 pontos. O próximo GP de Fórmula disputa-se a 12 de junho no Azerbaijão.

scroll up