ACP-BP

Pub

Terranova ganha 6ª etapa do Dakar

| Revista ACP

Orlando Terranova em BRX Prodrive foi o vencedor de hoje, mas Nasser Al-Attiyah continua em 1º lugar.

stage-6-CAPA

No decorrer dos 348 km da especial de hoje, próximos da capital da Arábia Saudita, Riyadh, a liderança mudou de mãos várias vezes entre Carlos Sainz da Audi, Yazeed Al Rajhi emToyota, e o líder Nasser Al-Attiyah. Mas foi a cerca de 100 km do final que o terceiro piloto da Prodrive, Orlando Terranova, ultrapassou Al-Attiyah, assinalando a sua primeira vitória numa etapa, o que não acontecia desde 2015. A vantagem foi por pouco mais de um minuto, sobre o piloto da Audi, Mattias Ekstrom.

Al-Attiyah mantém a liderança, mas nesta etapa sofreu dificuldades técnicas que podem vir a ameaçar a sua posição. O piloto sueco, Ekstrom, ao volante do Audi RS Q e-tron tirou vantagem desta situação e alcançou o 2º lugar na etapa a 1 minuto e 6 segundos do primeiro lugar. Ainda no pódio ficou Al Rajhi a apenas 1 minuto e 49 segundos do 1º lugar, seguido por Brian Baragwanath que ficou em 4º lugar e em 5º lugar terminou Nani Roma, que apesar das dificuldades nos últimos dias parece empenhado na recuperação.

A dupla portuguesa Miguel Barbosa e Pedro Velosa sofreu alguns atrasos na etapa de hoje terminando em 53º lugar, a 1 hora e 5 minutos do primeiro lugar, alcançando agora a 37ª posição na classificação geral. Mais positivo foi o resultado do português Paulo Fiúza, navegador de Vaidotas Zala, que conseguiu colocar o Mini em 10º lugar e Filipe Palmeiro que capotou ao lado de Bnediktas Vanagas, regressaram às pistas com a Toyota recuperada, embora com forte penalização (ao abrigo dos novos regulamentos).

Nas motas Joaquim Rodrigues foi o português em destaque, alcançando um 10º na etapa, demonstrando todo o seu potencial aos comandos da Hero, ficando apenas a 4 minutos e 29 segundos do primeiro lugar (Daniel Sanders). Rui Gonçalves conseguiu um 17º lugar a 6 minutos e 5 segundos do 1º lugar, próximo de António Maio que terminou esta etapa em 20º lugar a pouco mais de 7 minutos de Sanders.  

Por último nos SSV o resultado de Luís Portela Morais e David Megre foi positivo com um 12º lugar a 16 minutos e 57 segundos do primeiro classificado, continuando a assegurar o 9º lugar na geral. Rui Oliveira e Fausto Mota terminaram o dia no 32º lugar, ocupando a 21ª posição da geral na categoria. Entre o SSV T3, Mário e Rui Franco concluíram a etapa no 27º lugar estando no entanto no 11º lugar da geral.

scroll up