ACP-BP

Pub

Vencedor do Dakar entra para o Extreme E

| Revista ACP

Nasser Al-Attiyah foi confirmado oficialmente piloto do ABT CUPRA XE para a época de 2022, e Jutta Kleinschmidt renova mais uma época.

capa-nasser-cupra

Depois do enorme sucesso da sua campanha de estreia em 2021, a Extreme E, a competição global de corridas elétricas, está a preparar-se para o início da segunda temporada. A competição tem como objetivo incentivar medidas positivas para proteger o futuro do planeta, utilizando carros de corrida elétricos para realçar que é possível prevenir novos estragos e ajudar nas questões das alterações climáticas.

O agora piloto da ABT Cupra XE, Nasser Al-Attiyah, afirmou estar muito entusiasmado e acredita que esta vai ser uma experiência incrível uma vez que o Campeonato E Extreme é um passo progressista para o futuro do desporto automóvel. A Cupra tem feito parte do Extreme E desde o início e foi a primeira marca automóvel a anunciar a sua participação, unindo forças com a ABT Sportsline, como o principal parceiro da equipa. Depois de ter completado a sua época de estreia, que culminou com um quinto lugar na classificação geral, a equipa ABT Cupra XE está agora focada em tirar máximo proveito da segunda temporada. Vai assumir este desafio com dois grandes pilotos ao volante. O tetracampeão do Dakar Nasser Al-Attiyah (2011, 2015, 2019 e a edição de 2022, que decorreu no mês passado) junta-se à equipa esta temporada e será o parceiro do atual piloto da Cupra (e ex-vencedora do Dakar em 2001) Jutta Kleinschmidt. Esta nova dupla de pilotos será uma peça fundamental da ABT Cupra XE na luta por lugares no pódio e vitórias nas corridas de todos os eventos do calendário.

O carro está equipado com uma bateria de 54 kWh, colocada atrás do cockpit, o que contribui para a produção de uma distribuição de peso do carro perfeita, e vai de 0 a 100km/h em cerca de quatro segundos. Fundamentalmente, o Cupra Tavascan XE é mais sustentável, tem uma maior preocupação ambiental e vem equipado com peças impressas em 3D para melhorar a adaptabilidade e fazer com que os reparos do carro totalmente elétrico sejam muito mais fáceis e rápidos durante o calor das corridas. Nasser Al-Attiyah confessou “Mal posso esperar para me sentar no carro e começar a divertir-me. Vamos aproveitar ao máximo esta oportunidade!” 

O carro de corrida totalmente elétrico inspira-se no Cupra Tavascan, o segundo modelo 100% elétrico da marca que será desenvolvido em Barcelona e chegará aos mercados europeus e estrangeiros em 2024. O Campeonato Extreme E está a fazer com que a qualidade da pesquisa de eletrificação da Cupra melhore, ao mesmo tempo que promove a eletrificação, sustentabilidade, consciência ambiental e igualdade de género. A primeira prova da temporada está marcada para 19 e 20 de fevereiro em Neom (Arábia Saudita).

scroll up