Vitória portuguesa no Dakar nas duas rodas e “vingança” da Audi

| Revista ACP

A Audi demonstrou as capacidades do RSQ e-Tron e conquistou 3 lugares entre os 5 primeiros com vitoria de Carlos Sainz.

SAINZ-4-janeiro-900

A primeira vitória da Audi no Dakar soube a vingança, especialmente para Carlos Sainz, que ontem tanto protestou em relação ao percurso que motivou o seu grande atraso. Hoje o piloto espanhol venceu, batendo a Toyota do sul africano Henk Lategan, que comandou a maior parte do tempo, mas terminou o dia a 38 segundos de Sainz. Na 3ª posição outro Audi, o de Stéphane Peterhansel a 1m41, validando também as reais capacidades do híbrido RSQ e-Tron. Um minuto depois do “Senhor Dakar” chegou o BRX Prodrive de Nani Roma, na frente do 3º Audi tripulado por Mattias Ekstrom. Com um dia azarado que contou com dois furos e algo mais, Sébastien Loeb perde 33m34, mantendo, no entanto, o 2º lugar da geral, agora a 37m40 do líder Nasser Al-Attiyah, que hoje só foi o 8º na etapa a 5m10 de Carlos Sainz.

Em relação aos portugueses na categoria Auto, Filipe Palmeiro a navegar Vanagas foi 18º no dia, encontrando-se agora no 15º lugar da geral, enquanto Paulo Fiúza foi 21º ao lado de Vaidotas, e está agora no 13º lugar da classificação geral, com apenas cinco minutos de vantagem para Palmeiro. A dupla portuguesa Miguel Barbosa e Pedro Velosa que continuam a encontrar o percurso “engarrafado”, devido à posição em que partem, foram os 44º classificados na etapa, estando também na 44ª posição da geral.

A festa portuguesa em Al Qaisumah foi feita por Joaquim Rodrigues aos comandos da sua Hero. O motard luso bateu as KTM de Toby Price por 1m03 e Mason Klein por 1m14, assinando assim a sua primeira vitória numa etapa do Dakar. Joaquim Rodrigues é agora o 17º da classificação geral, comandada por Sam Sunderland (Gas Gas), que conta apenas com 4 segundos de vantagem para a Yamaha de Van Beveren. Rui Gonçalves foi 23º na etapa e está no 42º lugar da geral, António Maio conquistou a 32ª posição do dia e é o 29º da geral, Mário Patrão foi o 47º, Arcélio Couto o 81º, Alexandre Azinhais 86º e Bianchi Prata, com tarefas de apoio, terminou o dia na 118ª posição. Todos os motards portugueses estão em prova no Dakar 2022.

Entre os SSV´s na categoria T3 Mário e Rui Franco terminaram o dia na 11ª posição, sendo os 7º classificados na geral, depois da etapa de hoje. Na categoria T4 Rui Oliveira e Fausto Mota foram os 26º classificados e estão no 21º lugar da geral, com a dupla Luís Portela de Morais e David Megre a terminarem muito perto, no 27º lugar, à chegada a Al Qaisumah, ocupando a 14ª posição na tabela classificativa.

scroll up