33 Stradale é o novo supercarro da Alfa Romeo

| Revista ACP

O Alfa Romeo 33 Stradale é o último supercarro somente a combustão da marca, mas também o seu primeiro elétrico.

Alfa-33-Stradale-capa

Há muito aguardado, o Alfa Romeo 33 Stradale, o novo supercarro da marca italiana, foi finalmente revelado e, a julgar tanto pelas imagens como pelos números anunciados, a espera valeu a pena.

Inspirado no Tipo 33 Stradale de 1967, um dos modelos mais icónicos da casa de Arese, o 33 Stradale é quase tão exclusivo como o seu antepassado. Se do primeiro apenas foram produzidas 18 unidades, do segundo sairão da linha de montagem apenas 33 exemplares, todos eles já vendidos.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Por baixo das linhas de inspiração retro que trazem para o século XXI as sedutoras formas dos automóveis dos anos 60, o 33 Stradale oferece duas opções de motorização — uma 100% a gasolina e outra… 100% elétrica —, ficando a escolha a cargo do cliente.

A versão com motor a gasolina será o último supercarro da Alfa Romeo puramente a combustão. Já a versão elétrica corresponde ao primeiro Alfa Romeo exclusivamente movido a eletrões.

O 33 Stradale com motor de combustão recorre a um V6 biturbo de 3.0 l com mais de 620 cv, caixa DCT de oito velocidades, tração traseira e diferencial autoblocante eletrónico, atingindo os 100 km/h em menos de três segundos e os 333 km/h de velocidade máxima.

Quanto à versão elétrica, esta promete mais de 750 cv de potência e uma autonomia estimada de 450 km.

Apesar de o 33 Stradale ter sido agora revelado, a sua primeira unidade só será entregue a 17 de dezembro de 2024, estimando-se que só em 2026 é que todas as unidades terão sido entregues.Esta demora deve-se ao facto de todos os exemplares do Alfa Romeo 33 Stradale irem ser produzidos de forma artesanal nas instalações da Carrozzeria Touring Superleggera.

scroll up