BMW X2 torna-se SUV-Coupé e ganha versão elétrica

| Revista ACP

Nova geração do BMW X2 apresenta-se como um «SUV-Coupé» e ganha inédita versão 100% elétrica, o iX2.

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Depois de recentemente ter dado a conhecer o novo X1, era uma questão de tempo até a marca bávara revelar a segunda geração do BMW X2.

Rival de propostas como os Audi Q3 ou o 100% elétrico Q4 e-tron, o novo X2 cresceu em todas as direções quando comparado com o seu antecessor. Os 4554 mm de comprimento representam um crescimento de 194 mm; em largura cresceu 21 mm até aos 1845 mm e em altura passou a medir 1590 mm, mais 64 mm.

 

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Graças a isto a proposta alemã não só oferece mais espaço para os passageiros dos lugares posteriores como conta com uma bagageira maior: 560 litros nas versões com motor a combustão e 525 na versão elétrica.

Visualmente a proposta germânica destaca-se não só pelas linhas mais esguias típicas do formato «SUV-Coupé», mas também pela vistosa grelha dianteira, imagem de marca das propostas da BMW. Em opção esta pode ter os seus contornos iluminados e no iX2 é totalmente fechada para melhorar o desempenho aerodinâmico.

Já no interior o maior destaque acaba por ser o BMW Curved Display que conjuga dois ecrãs: um com 10,25’’ cumpre as funções de painel de instrumentos e o outro, com 10,7’’ alberga o sistema de infoentretenimento.

Quanto às motorizações, a nova proposta da BMW apresenta-se, para já, em quatro versões: duas a gasolina (sDrive20i de tração traseira e M35i xDrive com tração integral), uma variante com motor a gasóleo (sDrive18d) e ainda numa inédita versão 100% elétrica, o iX2.

Começando precisamente pela maior novidade da gama, o BMW iX2 apresenta-se com dois motores elétricos (um por eixo) que oferecem 313 cv (230 kW) e 494 Nm, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6s e alcançar os 180 km/h de velocidade máxima.

A alimentar estes dois motores encontra-se uma bateria com 64,8 kWh de capacidade que permite à BMW anunciar uma autonomia entre 417 e 449 km. Já o carregamento pode ser feito com potências de até 130 kW, um valor modesto quando comparado com os 350 kW aceites pelos rivais Hyundai IONIQ 5 ou Kia EV6.

Passando para a versão de entrada a gasolina, esta apresenta-se com um 1.5 l de três cilindros que surge associado a um sistema mild-hybrid de 48V. No total este “casamento” oferece 170 cv de potência, um valor assinalável mas discreto quando comparado com os números da versão M35i xDrive, a mais desportiva da gama.

Com um visual mais agressivo e desportivo, o BMW X2 M35i xDrive recorre a um 2.0 l com quatro cilindros que debita 300 cv e lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4s. Por fim, a variante Diesel oferece 150 cv e promete consumos de 5,1 a 5,5 l/100 km.

O lançamento do novo BMW X2 no mercado está previsto para março do próximo ano. Já no verão de 2024 deverá ser revelada uma segunda versão elétrica (possivelmente com apenas um motor) e ainda uma nova variante com motor a gasóleo.

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