ACP-BP

Pub

Countryman JCW mantém motor a gasolina mas perdeu potência

| Revista ACP

Nova geração do SUV mais desportivo da MINI não só está menos potente como é mais lento que o antecessor.

MINI-Countryman-JCW-1

Pouco depois de termos conhecido a nova geração do MINI Countryman, a marca britânica acaba de revelar a variante mais desportiva do seu SUV, o Countryman John Cooper Works (JCW).

Maior que o seu antecessor (é 14,8 cm mais comprido, 2,1 cm mais largo e 8,8 cm mais alto), o novo Countryman JCW distingue-se das versões «normais» graças a um visual mais desportivo que promete não deixar ninguém indiferente.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Para tal contribuem os novos para-choques e grelha dianteira, as diversas inserções em vermelho, cor que também foi usada nas pinças de travão. Além disto, há ainda a destacar as jantes específicas de 19 ou 20’’, a assinatura luminosa específica designada “JCW Signature Mode” e o spoiler traseiro mais vistoso.

Já no interior as novidades consistem nos bancos desportivos com pespontos vermelhos, cor que contrasta com o preto em todo o tabliê de visual minimalista.

Por fim, é altura de falar acerca da mecânica do Countryman JCW, um dos seus principais pontos de interesse. Ao contrário do que aconteceu na restante gama, nesta versão a MINI «resistiu» à eletrificação.

Desta forma, o MINI Countryman JCW apresenta-se com um motor turbo a gasolina com 2.0 l de capacidade, quatro cilindros em linha, 300 cv e 400 Nm. Se estes dados técnicos parecem familiares, tal deve-se ao facto de ser exatamente a mesma mecânica usada pelo BMW X1 M35i xDrive.

Apesar destes números estarem longe de «envergonhar» a nova proposta da MINI, a verdade é que são inferiores aos apresentados pelo seu antecessor, que contava com 306 cv e 450 Nm de binário.

Se associarmos a perda de potência ao aumento de peso na ordem dos 60 kg face ao seu antecessor, é sem surpresa que se constata que o novo Countryman JCW é um pouco mais lento que o antecessor no sprint dos 0 aos 100 km/h: 5,4s contra os anteriores 5,1s. Já a velocidade máxima mantém-se nos 250 km/h.

Com chegada ao mercado nacional prevista para o primeiro trimestre de 2024, o novo MINI Countryman JCW ainda não viu serem revelados os seus preços.

scroll up