Ferrari SP-8 é um projeto especial da casa de Maranello

| Revista ACP

Este roadster puro-sangue que foi projetado de acordo com as especificações do cliente, inspira-se no F8 Spyder.

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A Ferrari revelou hoje a mais recente criação da sua série One-Off: o Ferrari SP-8. Construído a pedido de um cliente especial, cuja identidade não foi revelada, este bólide saído do programa de Projetos Especiais da marca e projetado pelo Ferrari Styling Center, liderado por Flavio Manzoni. O nome do carro celebra o seu motor V8 biturbo de 3,9 litros, um dos motores mais aclamados pela crítica da história e vencedor do prestigiado prémio Engine of the Year (IEOTY) em quatro ocasiões consecutivas. Como o cliente que encomendou o SP-8 é de Taiwan, o número 8 também é significativo, pois é considerado extremamente sortudo na cultura chinesa, sinónimo de sucesso, boa sorte e realização pessoal.

A caraterística mais exclusiva do SP-8 é o facto de não ter tejadilho, o que o torna um roadster puro-sangue de dois lugares em todos os aspetos. O estilo do carro centra-se na forma como os seus volumes se cruzam e se fundem: a frente em fibra de carbono sem pintura envolve a traseira, criando um efeito de dois tons que cria um contraste poderoso em termos de cor e materiais. A ausência de capota rígida retrátil permitiu aos designers remodelar radicalmente toda a secção traseira, conferindo-lhe volume total com uma linha de cintura esticada. O volume do carro é dividido em duas partes ligadas por uma área central funcional em preto fosco que inclui as entradas de ar laterais com dutos separados para os intercoolers e motor. A parte superior desta faixa incorpora uma abertura para o compartimento do motor com elementos longitudinais que fazem referência às faixas laterais típicas dos Ferraris do passado.

A imponente grade de alumínio que domina a frente do SP-8 foi concebida a partir de um único molde impresso em 3D. A grelha apresenta o mesmo tema strake, desta vez num movimento vertical, com o espaçamento na vista plana alargando-se gradualmente em direção aos flancos para melhor canalizar o fluxo de ar para os dois radiadores dianteiros. A inclinação destes elementos foi otimizada pela estreita colaboração entre o Ferrari Styling Center e a equipa de aerodinâmica que passou meses a aprimorar o carro em termos de aerodinâmica. Outros detalhes do SP-8 que foram redesenhados a partir do F8 Spyder incluem os faróis, que possuem máscaras e lentes especiais, as lanternas traseiras derivadas das do Roma com lentes específicas, o para-brisa, e o escape, que receberam o mesmo tratamento como os 296 GTB, e as jantes das rodas especialmente projetados em uma cor dedicada (matte Grigio NART).

Essas rodas direcionais de cinco raios são exclusivas deste carro em particular e oferecem uma versão moderna dos aros clássicos usados nos protótipos esportivos da Ferrari, bem como no lendário F40. Uma parte inteligente e inextricável de sua estética geral são suas seções fortemente esculpidas e grandes aberturas projetadas para torná-los mais leves.

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No interior do carro, uma modificação importante foi feita na consola central para acolher os comandos da caixa de velocidades da F1 que estão presentes na linha Ferrari desde a estreia do SF90 Stradale. O acabamento interior é completado através de assentos com detalhes em Alcantara Azul Marinho gravado a laser, combinados com tecido com efeito degradê, e tapetes em tecido de sarja específico com efeito iridescente. A cor fosca Argento Micalizzato criada especificamente para o SP-8 combina brilhantemente com a seção de fibra de carbono do carro, que tem uma cor e acabamento igualmente específicos (Arenito Azul iridescente brilhante). Até a cor Blu Scuro Stellato usada para unir as duas seções da carroçaria é um exclusivo deste Ferrari SP-8 que pode ser admirado no Circuito de Mugello onde decorre a Finali Mondiali Ferrari 2023 e depois no museu da marca em Maranello, de 16 de novembro até março de 2024.

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