Lexus LBX vem para conquistar a Europa

| Revista ACP

Este SUV compacto com motorização eletrificada e bloco de 1,5 litros chega a Portugal no primeiro trimestre de 2024.

Lexus-LBX-900

O novíssimo LBX eletrificado com a tecnologia híbrida é o Lexus mais compacto de sempre, mas merece plenamente o seu status de modelo de referência, que quebra a tradicional hierarquia de luxo e que mudará a perceção da marca na Europa. LBX significa Lexus Breakthrough Crossover, um SUV compacto que aumenta o apelo da marca Lexus a um novo território de mercado. Abraça ideias contemporâneas de design e tecnologia, mantendo as qualidades distintas da Lexus de qualidade artesanal Takumi e hospitalidade Omotenashi. O LBX também é um avanço para a Lexus na Europa. Pela primeira vez, a Europa foi a região global líder no desenvolvimento de um novo veículo Lexus. Essa influência ajudará o LBX a tornar-se um dos mais vendidos da marca na Europa.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O design frontal do LBX apresenta o novo conceito “Resolute Look” numa nova interpretação da grelha fusiforme da Lexus. Se as dimensões exteriores são mais compactas do que as de qualquer outro Lexus, a estética é musculosa e poderosa. No interior, a ênfase está no condutor e no seu envolvimento, com um cockpit baseado no conceito Tazuna da Lexus e em criar uma sensação de leveza e amplitude, excelente visibilidade e um painel de instrumentos que se funde com os painéis das portas. Depois da sua estreia mundial, o LBX entrará em produção no final de 2023. As vendas iniciar-se-ão na Europa e está previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2024.

Também a traseira do automóvel projeta uma postura forte. A placa de matrícula foi transferida para o parachoques, de modo que a assinatura LEXUS se destaque na tampa da bagageira. Da mesma forma, a mais recente evolução da barra de luz em forma de L exclusiva da Lexus tem maior impacto visual, com sinalizador de direção e as luzes traseiras a marcar uma presença moderada, mesmo quando não estão iluminados. O LBX tem 4.190 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, e uma distância de 2.580 mm entre eixos. O capot rebaixado, uma linha de cintura marcada, o spoiler traseiro no tejadilho e a precisão do design das luzes melhoram o desempenho aerodinâmico e contribuem para a eficiência, estabilidade do LBX. As opções de cores exteriores incluem tons chamativos e profundos acabamentos de brilho sónico típicos da marca. As versões Emotion e Cool do LBX podem ser personalizadas a dois tons, combinando qualquer opção de cor com um teto preto contrastante.

O LBX é eletrificado por um sistema híbrido Lexus de nova geração, com um motor compacto e leve de três cilindros e 1,5 litros. Os principais elementos do sistema híbrido passaram por uma remodelação substancial, incluindo a transmissão e a unidade de controlo de potência, para melhorar a eficiência, reduzir perdas, economizar peso e reduzir o tamanho. Há também uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos níquel (NiMH) de baixa resistência e alto rendimento, que permite uma potência extra ao motor elétrico na aceleração e amplia o tempo de condução EV totalmente elétrica. Os desenvolvimentos tecnológicos permitiram à Lexus concentrar-se num desempenho mais compensador e num nível de prazer de condução que não era possível com os sistemas anteriores. A potência combinada do sistema Full-hybrid é de 136 cv ou 100 kW com um binário máximo de 185 Nm.

O cockpit do condutor é uma interpretação do conceito Tazuna da Lexus, introduzido pela primeira vez no SUV de médio porte NX, que posiciona os principais controlos e fontes de informação imediatamente ao redor do condutor, de modo que a sua operação requeira apenas movimentos mínimos de mãos ou de olhos. Isto ajuda a manter o condutor concentrado na, com o mínimo de distração. A posição e ângulo do volante foram colocados na melhor posição para que o condutor sinta o maior controlo possível. Aqui, o conceito Tazuna foi aperfeiçoado com um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12.3 polegadas, apresentado pela primeira vez num Lexus. O layout e destaque dos medidores e dados mudam de acordo com o modo de condução selecionado e podem ser personalizados para atender às preferências individuais. Também está disponível, como opção, um head-up display.

O LBX vem equipado com o mais recente sistema Lexus Link Connect, num tátil de 9.8 polegadas. O sistema fornece navegação “na cloud”, otimizando o planeamento de viagens com informações em tempo real sobre o trânsito e eventuais atrasos. A comodidade é reforçada pelo assistente de bordo “Hey Lexus”, que responde a comandos de voz do condutor e do passageiro do banco dianteiro. A integração do smartphone faz-se através de ligações Apple CarPlay sem fios ou por cabo ou Android Auto por cabo. Uma chave digital opcional proporciona uma maior conveniência. Compatível com smartphones Apple e Android, permite aos proprietários trancar e ligar o carro através dos seus dispositivos. Não precisam de tirar o telefone do bolso ou da carteira, basta terem-no consigo. A chave digital pode ser partilhada com outras pessoas quando estas precisarem de aceder ou usar o veículo.

scroll up