Mercedes renova EQA e EQB

| Revista ACP

Sem novidades no capítulo da mecânica, a renovação dos Mercedes-Benz EQA e EQB focou-se no campo da estética.

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Os Mercedes-Benz EQA e EQB são, na prática, as versões 100% elétricas dos GLA e GLB e, tal como estes dois modelos, também as duas propostas 100% elétricas foram renovadas.

Como é habitual nos restyling, a marca alemã não procedeu a nenhuma “revolução”, operando antes algumas mudanças cirúrgicas tanto no campo da estética como a nível técnico.

As maiores alterações ocorreram no campo da estética, onde os maiores destaques são a nova grelha dianteira repleta de estrelas, a faixa luminosa que une os faróis dianteiros, as luzes traseiras redesenhadas e ainda as novas jantes.

 

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No caso do EQA há ainda a destacar a melhoria do coeficiente aerodinâmico que, graças a um para-choques dianteiro redesenhado, desceu de 0.28 para 0.27. No caso do EQB não houve alterações, com o coeficiente aerodinâmico a manter-se nos 0.28.

no interior há a destacar os novos volantes com comandos táteis e o novo ecrã central de 10,25’’ oferecido de série que se junta ao painel de instrumentos 100% digital com 7’’. Como era expectável, a Mercedes-Benz aproveitou ainda a renovação dos EQA e EQB para os dotar da geração mais recente do sistema de infoentretenimento MBUX.

Dotados de uma série de sistemas de ajuda à condução melhorados, os dois SUV 100% elétricos da marca alemã continuam a recorrer às baterias de 66,5 kWh e 70,5 kWh (nas versões Plus) com que contavam até agora.

Apesar disto, a Mercedes-Benz anuncia uma autonomia superior para o EQA (550 km contra os 532 km anteriores), mas ainda não revelou a do EQB. Certo é que ambos continuam a poder ser carregados com potências de até 100 kW em carregadores rápidos DC (corrente contínua) e de 11 kW em carregadores AC (corrente alternada). Isto permite que seja possível, num carregador rápido, carregar de 10 a 80% da bateria em apenas 32 minutos.

Sem quaisquer alterações ao nível da potência oferecida, os renovados EQA e EQB ainda não viram revelados os seus preços. Já o seu lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2024.

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