Renault Scénic passa de monovolume a crossover elétrico

| Revista ACP

Depois de três gerações como um monovolume, Renault Scénic não só abandonou a combustão como adotou um novo formato.

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Mégane, 4L, 5 e Scénic. Aos poucos a Renault tem vindo a eletrificar alguns dos seus modelos mais icónicos, mas nenhum terá passado por uma transformação tão grande como o Renault Scénic.

Depois de 27 anos no mercado, três gerações e mais de 5 milhões de unidades vendidas, o Scénic seguiu o exemplo do Espace e deixou de ser um monovolume (ou MPV) para se assumir como um crossover, o formato «da moda» na indústria automóvel.

 

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No capítulo da estética, tanto no exterior como no interior o novo Scénic E-Tech segue a linguagem visual idealizada por Gilles Vidal que foi inaugurada pelo novo Renault Rafale. Assim sendo, temos linhas vincadas e uma vistosa assinatura luminosa tanto na dianteira como na traseira.

Já no interior destacam-se o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e o ecrã central vertical com 12’’ que, além de usar um sistema operativo de base Google, suporta os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Tal como o Mégane E-Tech Electric, o novo Scénic E-Tech posiciona-se no segmento C. Contudo, e como sempre foi norma na oferta Renault, o Scénic apresenta-se como uma proposta mais familiar.

Para tal, o Scénic mede 4,47 m de comprimento (+27 cm que o Mégane); 1,86 m de largura (+10 cm que o Mégane) e apresenta uma distância entre eixos de 2,78 m (+10 cm que no Mégane), dimensões às quais se junta ainda uma bagageira com 545 litros de capacidade.

À semelhança do Mégane E-Tech Electric e do Nissan Ariya, o Scénic E-Tech assenta na plataforma CMF-EV. No total o modelo gaulês apresenta-se em duas versões com potências diferentes bem como baterias com capacidade distinta.

Na versão base o Renault Scénic E-Tech conta com um motor elétrico com 170 cv (125 kW) e 280 Nm que é alimentado por uma bateria de 60 kWh que permite percorrer até 420 km. Nesta versão os 0 aos 100 km/h cumprem-se em 9,3s e a velocidade máxima fica-se pelos 150 km/h.

Já na versão de topo encontramos um motor com 220 cv (160 kW) e 300 Nm que permite acelerar até aos 100 km/h em 8,4s e alcançar os 170 km/h. Nesta versão a bateria tem 87 kWh de capacidade e permite até 620 km de autonomia.

Produzido com recurso a vários materiais reciclados (por exemplo, os bancos são produzidos com recurso a tecido 100% reciclado), o novo Renault Scénic E-Tech só deverá chegar ao mercado nacional no início de 2024.

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