Toyota Land Cruiser regressa ao passado

| Revista ACP

É um modelo completamente novo mas o estilo é dos anos 80, uma boa aposta da marca japonesa.

CAPA-LAND-CRUISER

Famoso pelas excelentes capacidades fora de estrada o Land Cruiser tornou-se um ícone ao lado de modelos como os Land Rover Série que deram depois origem ao Defender. E tal como este o Land Cruiser também foi sofrendo várias modificações desde o seu lançamento em 1951. A Toyota regressou às origens e apresentou um todo terreno completamente moderno e com um visual revivalista.

A opção de ter um 4x4 torna-se limitativa em determinados aspetos. São veículos preparados para enfrentar terrenos acidentados, mas em funcionamento “normal” em estrada tornam-se pesados e difíceis de manobrar. Esta é uma realidade que atualmente não existe uma vez que esta categoria de veículos está cada vez mais fácil de utilizar. A pensar nisto a Toyota utilizou a plataforma GA-F, dedicada a Pick-up’s e SUV’s de grandes dimensões. Permite excelentes respostas dentro e fora de estrada graças a uma boa articulação de rodas, rigidez de carroçaria e suspensão suave.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Apresenta 4,92 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,87 m de altura na versão de cinco portas onde a distância entre eixos é de 2,85 m. Este novo modelo é a série 250, uma atualização do atual 150. Mantém a opção dos sete lugares, mas conta com várias novidades, é o primeiro a ter direção assistida elétrica, barra estabilizadora na frente e vários assistentes a condução dentro e fora de estrada. O destaque vai para a câmara que permite ver de baixo do capot como se fosse transparente, uma ferramenta muito útil quando circulamos em terrenos acidentados.

Relativamente ao motor o modelo vai equipar no nosso mercado um motor turbodiesel com 2.8 litros com 204 cv e 500 Nm com tração nas quatro rodas. O bloco está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. Este motor é compatível com o novo biodiesel tornando-o mais eficiente bem como a versão mild hybrid de 48V que deverá surgir em 2025.

Esta verdadeira máquina de todo terreno conta com uma edição especial de lançamento “First Edition” limitada a 3.000 unidades na Europa, disponível apenas para os clinetes que fizerem a reserva no período inicial a partir de novembro deste ano. O novo Land Cruiser chega no primeiro semestre de 2024 com o seu visual retro de faróis redondos e esquema de cores próprios inspirado do FJ60.

scroll up