Ao vender um veículo clássico deverá ter em conta vários aspetos, mas principalmente a maior clareza e sinceridade. Desta forma, após a venda do veículo não lhe serão indicadas responsabilidades por omissões.
Nunca esconda os aspetos menos bons e deverá estar sempre disponível para todo o tipo de esclarecimentos. Não existe um veículo perfeito, mas deverá ter sempre em conta que, ao tratar-se de uma transação, deverá estar aberto a alguma negociação.
Atenção às fotografias. Uma boa imagem ajuda a vender
- Tirar muitas e boas fotografias é muito importante, de modo a que o comprador possa esclarecer as dúvidas e questões que tenha, e para quem vende, mais conforto em não estar a esconder nada.
- É também muito importante por ser uma forma de expor todas as características e extras que o veículo possui, bem como os danos e restauros necessários.
- Deverá indicar a versão, o ano da primeira matrícula e o país da mesma, caso seja um veículo importado, bem como a história do veículo, caso tenha conhecimento.
- Deverá ter em conta o(s) website(s) para colocação da viatura à venda, bem como colocar a hipótese de uma venda internacional.
- Nas fotografias o veículo deverá apresentar-se bem limpo.
Pesquise outros veículos iguais ao seu e compare
É importante pesquisar por veículos à venda iguais ou semelhantes ao seu, de forma a conseguir o melhor negócio possível, bem como colocar à venda pelo valor justo.
Caso não tenha ideia do valor da viatura, apesar de o ACP Clássicos não fazer avaliações às viaturas, pode indicar um valor de cotação com base em guias nacionais e/ou internacionais.
Mostra do veículo
Por uma questão de segurança, se não conhecer o comprador marque encontro num local publico, parque de estacionamento, jardim ou oficina.
- Seja claro, expondo os pontos bons e menos bons da sua viatura.
- Mostrar confiança a quem pretender comprar o seu veículo é sinal de que não tem nada a esconder.
- O veículo deverá apresentar-se bem limpo e o local onde o mesmo se encontra deverá ser de fácil acesso.
- Deverá ter presente toda a documentação da viatura.
Documentação
Certifique-se que tem toda a documentação do veículo (DUA, IPO, Certificado de Veículo de Interesse Histórico, livro de revisões, relatório de restauro e fotos).
Lembre-se que pode efetuar a transferência de propriedade em qualquer delegação ACP.