O que é um Clássico

Conheça as diversas definições

Definição de Veículo Clássico

É de todas, a definição mais abrangente. Por clássico entende-se algo que não passa de moda, devido às suas características intrínsecas de qualidade (técnica, estética), pela sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afetiva (carisma). Aqui, a idade conta muito pouco, ou mesmo nada, já que existem automóveis e motos em produção atual que podem ser incluídos nesta categoria – dois exemplos: os Morgan e as Bimota.

Alguns dos veículos que podemos abranger nesta classificação serão antigos apenas dentro de algumas décadas, outros poderão até vir a ser considerados históricos, mas todos são extraordinários pela forma como se distinguem da produção corrente de veículos motorizados.

O conceito “Clássico” aplicado a veículos generalizou-se com o aparecimento, em 1973, da revista inglesa “Thoroughbred & Classic Cars”.

Definição de Veículo Antigo

Designação que se refere à idade do veículo em causa. É uma classificação puramente objetiva, mas que se tem revelado insuficiente, à medida que o critério da idade permitiu uma abrangência cada vez maior de veículos. A palavra “antigo” foi a escolhida quando começaram a surgir as primeiras manifestações no sentido de preservar veículos obsoletos em termos tecnológicos, mas de valia histórica ou afetiva.

Definição de Veículo Histórico

(Definição pela FIA/FIVA e aceite pela Comissão Europeia, que progressivamente irá sendo adotada pelos diversos países)

Os Veículos Históricos são veículos de estrada accionados mecanicamente que têm, pelo menos, 30 anos de idade, sendo conservados e mantidos em condições corretas de um ponto de vista histórico, não sendo utilizados como meio de transporte no dia-a-dia e que fazem, por essa razão, parte da herança técnica e cultural.

Categorias FIVA de Veículos Históricos

Categoria A – Pioneiros

CATEGORIA A - PIONEIROS
Veículos construídos antes de 31 de dezembro de 1904

Categoria B - Veteranos

CATEGORIA B - VETERANOS
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1905 e 31 de dezembro de 1918

Categoria C - Vintage

CATEGORIA C - VINTAGE
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1919 e 31 de dezembro de 1930

 

Categoria

CATEGORIA D - PÓS-VINTAGE
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1931 e 31 de dezembro de 1945

Categoria E - Pós-guerra

CATEGORIA E - PÓS-GUERRA
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1946 e 31 de dezembro de 1960

Categoria F

CATEGORIA F
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1961 e 31 de dezembro de 1970

 

Categoria G

CATEGORIA G
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1971 e 31 de dezembro de 1980

Categoria H

CATEGORIA H
Veículos construídos entre 1 de janeiro de 1981 e 31 de dezembro de 1990

Futuros Clássicos

CATEGORIA I
Veículos construídos a partir de 1 de janeiro de 1991 até à data em que cumprem 30 anos.

 

Categoria Y

CATEGORIA Y - YOUNGTIMERS
Veículos futuros clássicos com idade entre os 20 e 29 anos

Estado ou condição dos veículos segundo a FIVA

Classe 1 – Autênticos
Veículo tal como foi produzido originalmente, pouco deteriorado, em estado original, incluindo acabamentos interiores e exteriores, com exceção dos pneus, velas, bateria e outros elementos perecíveis.

Classe 2 – Originais
Veículo utilizado sem nunca ter sido restaurado, dispondo de um historial contínuo, em estado original, embora eventualmente deteriorado. As peças que se deterioram normalmente pelo uso podem ser substituídas por peças com a especificação da época. A pintura, pormenores exteriores e estofos podem ter sido oportunamente refeitos.

Classe 3 – Restaurado
Um veículo, totalmente ou parcialmente desmontado, reparado e montado de novo, com pequenas alterações relativamente às especificações de origem do construtor em caso de indisponibilidade de peças ou materiais. As peças de origem do construtor devem ser utilizadas, sempre que disponíveis, mas podem ser substituídas por outras com a mesma especificação. Os acabamentos interiores e exteriores podem ser recentes, mas dentro do possível, de acordo com as especificações da época.

Classe 4 – Reconstruídos
Peças de um ou mais veículos dum mesmo modelo ou tipo, montadas num só veículo o mais possível de acordo com as especificações do construtor. As peças podem ser fabricadas durante a reconstrução ou feitas fora do período (tais como carroçaria, bloco do motor, culassa ou qualquer outra peça que não contenha identificação). Acabamentos interiores e exteriores devem estar de acordo com as especificações da época.

Definição de veículos

Standard
Veículo de série tal como foi entregue pelo construtor. Para os grupos de conservação 2 a 4, as opções, modificações menores e os acessórios disponíveis no mercado na época são aceitáveis.

Modificações de época
Veículos especialmente fabricados ou modificados na sua época, para um fim especifico. Típico no seu género, consequentemente com interesse histórico específico.

Tipo X – Exceções
Veículo que foi modificado a partir do seu standard de produção, fora de época. Deve recorrer-se a peças do período apropriado ou fabricadas especialmente dentro da mesma especificação (definição, materiais e utilizações).

Reproduções (Em linguagem corrente, réplicas)
Veículos construídos fora da sua época, com ou sem peças de origem, imitando um modelo da época. Tal veículo deve ser identificado de modo a indicar claramente que se trata de uma reprodução.

Futuro-Clássico
Definição adoptada pelo ACP Clássicos, que se destina a veículos com mais de 20 anos e que ainda não se enquadram dentro de nenhuma das restantes categorias. Apesar de poderem ter mais de 20 anos, apenas serão considerados futuro-clássicos veículos com interesse de coleção, bom estado de conservação e que não se destinem a uso diário.

Dentro desta categoria apenas cabem veículos que se distingam dos outros por determinadas características. A título de exemplo, um Renault Clio 1.2 não se enquadra, mas um Renault Clio Williams tem interesse pela sua exclusividade.

O ACP Clássicos avalia o meu veículo clássico?

Não. O ACP Clássicos não faz avaliações de veículos. Poderá informá-lo do valor que conste de alguns guias nacionais e internacionais, se o modelo solicitado constar desses mesmos guias.

Proposta de viatura associada

Antes de se tornar Sócio ACP Clássicos poderá enviar para o Clube um pedido de aprovação da sua viatura para efeitos de inscrição no clube e de seguro. Para tal, deverá enviar um e-mail com os dados da viatura e fotografias da mesma em diversos ângulos, do motor, do interior e do exterior da mesma, de modo a que possa ser avaliado o seu estado de conservação e o seu interesse como viatura de coleção. Após a aprovação dessa proposta poderá tratar da inscrição como Sócio ACP Clássicos e tratar do respetivo seguro.

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