Lancia Stratos HF de 1974 vende-se por um valor ao alcance de poucos

| Revista ACP

É um dos desportivos de culto que foi pilotado por Walter Röhrl e participou em 18 corridas entre 1975 e 79.

Lancia-Stratos-900

O mundo dos ralis deixou grandes máquinas para recordar e o Lancia Stratos é um deles. Primeiro desportivo criado para competir no Campeonato Mundial de Rali, soube estar à altura ao conquistar três títulos mundiais com os melhores pilotos da época (Sandro Munari, Markku Alen, Jean-Claude Adruet…).

A produção do Stratos começou em 1973, com o objetivo de cumprir o mínimo exigido pelos regulamentos na homologação para carro de competição: 400 unidades. Finalmente, foram fabricados 491 exemplares, embora existam fontes que garantem terem sido, afinal, 515 unidades. Em competição atingiu 480 cv graças ao turbo que foi instalado para as versões do Grupo 5.

Uma dessas lendas do desporto automóvel está agora à venda pela “módica” quantia de 650 mil euros. Fasquia bem alta, tendo em conta os valores pedidos pelas versões de estrada a rondarem os 300 mil euros e as de competição cerca de 500 mil.

Este Lancia Stratos HF de 1974 carrega um longo historial na competição ao ter participado em 18 corridas entre 1975 e 1979. Crê-se que tenha sido pilotado por Sandro Munari que, aliás, deixou a sua assinatura no carro, mas é Walter Röhrl quem vem referido na documentação original como tendo sido um dos pilotos a conduzi-lo em provas de rali.

Com a lendária decoração Alitalia, o desportivo também homologado para circular na estrada, regista apenas 10 mil quilómetros e está disponível na HK Engineering, uma empresa especializada na venda de automóveis clássicos e de alta gama.

scroll up