DS faz 70 anos e tem direito a moeda comemorativa

| Revista ACP

A DS Automobiles e a Casa da Moeda francesa lançam uma moeda para celebrar o aniversário do lendário modelo.

DS-moeda-comemorativa-840

O DS 19 continua a ser um dos automóveis mais icónicos do século XX. Lançado em 1955, rapidamente se tornou um fenómeno. Desenhado por Flaminio Bertoni, um talentoso estilista, escultor e pintor, assistido por uma equipa de designers, o DS mostrou tanto de revolucionário como de elegante. A sua tecnologia também seduziu, graças ao talento de dois homens. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, foi um fervoroso defensor da tração dianteira, mas também da aerodinâmica, da leveza e da centralização do peso. O segundo, Paul Magès, engenheiro autodidata, que foi o criador do conceito hidráulico. Foi ele que inventou a famosa suspensão hidropneumática, mas também a assistência hidráulica para a direção, a embraiagem e a travagem do DS. Revolucionário, o DS impôs-se rapidamente como uma referência no mundo automóvel e transportou vários presidentes da República Francesa.

Ao longo de vinte anos (1955-1975) produziram-se perto de 1,5 milhões de exemplares deste automóvel, no coração de Paris. Quase quarenta anos mais tarde – a 1 de junho de 2014 – as duas letras deste lendário automóvel renasceram com a criação da marca DS Automobiles. A herança do modelo DS está agora ancorada no ADN intemporal da marca, que se inspira nele para conceber modelos que encarnam a arte francesa de viajar. E assim a história continua.

Para assinalar o 70.º aniversário do seu antecessor, a DS Automobiles associou-se à Casa da Moeda de Paris para emitir uma moeda de coleção de prata no valor de 10 euros que representa um DS 19 de 1955, espelhado com um DS 23 de 1975, cujos faróis direcionais - outra inovação deste lendário automóvel - iluminam a frente da moeda. A luz é produzida com uma cor dourada engenhosa, para um contraste impressionante. Em baixo, como um reflexo, vê-se o DS original de 1955. Ambas as versões simbolizam a evolução do design do DS. Na vertente do texto, encontramos o nome “DS” e “1955”, o ano do primeiro modelo acompanhado da referência “RF” (République Française), mas também o ano da moeda “2025”.

Esta moeda de coleção é apresentada num estojo que recorda, em imagens, a história do DS. Esta moeda comemorativa é o ponto de partida de uma coleção que vai crescer ao longo do ano. Limitada a 5.000 exemplares e comercializada por 15 euros, esta nova moeda torna-se numa peça de coleção ou num presente especial.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A DS Automobiles e Casa da Moeda francesa convidam os entusiastas, colecionadores, fãs, amantes da estética e curiosos a visitar o stand da DS no Salão Retromobile, que decorre de 5 a 9 de fevereiro, em Paris. A parceria entre estas duas organizações será celebrada e a moeda estará disponível para venda. Além disso, no sábado (dia 8) e no domingo (dia 9), das 14h00 às 15h00 (horas locais), Joaquin Jimenez, Gravador Geral da Casa da Moeda francesa e criador desta moeda excecional, estará presente no stand da DS para falar com o público e responder a pedidos de autógrafos. A moeda também vai estar disponível para venda no site oficial da Casa da Moeda francesa.

scroll up