Esta é uma das questões mais prementes para quem pretende aderir à eletrificação. Afinal, quanto custa carregar um carro elétrico? Atendendo à diversidade de opções, o ecossistema de preços revela-se mais diverso (e complexo) do que nos carros a diesel ou a gasolina. No entanto, existem múltiplas dicas úteis para calcular este valor — nos postos da rede pública ou nos carregadores domésticos, por exemplo.
Como calcular o custo de carregar um carro elétrico?
Antes de aderir à mobilidade elétrica, é imprescindível perceber quais as condições necessárias para assegurar os carregamentos e qual o preço. Para esse cálculo, é necessário ter em consideração algumas variáveis:
- Tipo de carregamento: a potência selecionada afeta diretamente o custo. Por exemplo, os postos de carregamento rápido (com uma potência até 50 kWh) aplicam, regra geral, preços mais caros do que os de carregamento normal (com potência igual ou inferior a 22 kWh).
- Local de carregamento: o preço do kWh é determinado pela tarifa de cada posto (no caso da rede pública de carregamento) ou pelas condições contratuais de fornecimento de energia (nos carregamentos domésticos).
- Taxas e impostos: neste âmbito, é necessário equacionar o valor taxado para a energia e as taxas de cada região. Além disso, englobam-se aqui impostos de consumo, como o Imposto Especial sobre o Consumo de Energia Elétrica (IEC) e o IVA.
Quanto custa, em média, o carregamento em Portugal? E nos restantes países europeus?
O European Alternative Fuels Observatory (EAFO), da Comissão Europeia, afirma que existem dois princípios gerais aplicáveis aos países europeus, relativamente ao custo de carregar um carro elétrico:
- O carregamento com potência normal, em casa, é a opção mais económica.
- O carregamento de elevada potência (rápido) é a alternativa mais cara, no mercado atual.
Da mesma forma, este observatório conclui que a generalidade dos utilizadores de veículos elétricos recorre a uma mistura de carregamentos em casa e de opções (semi)públicas e assegura que mais de 70% dos carregamentos na Europa são efetuados em casa ou no trabalho.
Tendo em consideração as variáveis supramencionadas, o Eurostat definiu, em média, o custo de carregar um carro elétrico em casa, nos vários países europeus. Consulte a seguinte infografia com os dados relativos ao 1º semestre de 2022.
No caso dos postos públicos, os dados apresentados pelo EAFO revelam que, em Portugal, o custo de carregar um carro elétrico ronda:
- Carregamento AC (normal): máximo de 0,43€/kWh
- Carregamento DC (rápido): máximo de 0,79€/kWh
Para saber com precisão, a opção mais económica de carregamento nos postos públicos, é aconselhável utilizar uma aplicação, como a ACP Electric. Fica a conhecer quais as melhores alternativas para o seu veículo e pode ainda calcular antecipadamente as tarifas, considerando a variação do custo do carregamento, em função do valor de utilização por minuto.
Quanto custa percorrer 100 km com um automóvel elétrico?
Para responder a esta questão é necessário identificar a média de consumo do veículo em análise. Tendo em consideração os valores em vários modelos de automóveis, podemos assumir, como referência, um consumo médio de energia de 16 kWh/100 km.
Tendo por base um preço de 0,21€/kWh (custo médio para carregamentos domésticos em Portugal) conclui-se que um trajeto de 100 km custa 3,36€. Por sua vez, considerando 0,43€/kWh, por exemplo, uma viagem de 100 km já custaria 6,88 €.
Veja a comparação entre o custo de carregar um carro elétrico e o preço de abastecer uma viatura com motor de combustão interna:
- Para um veículo a gasolina, com consumo médio de 5,8 litros/100 km e assumindo o preço de gasolina de 1,85€/L, a viagem custa 10,73€.
- No caso de um automóvel a diesel, com consumo médio de 5,2 litros/100 km e assumindo um custo de 1,80€/L de gasóleo, um percurso de 100 km custa 9,36€.
(Valores de referência, e meramente ilustrativos, em dezembro de 2022)
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A nova app ACP Electric facilita a vida aos condutores de veículos elétricos. Sem custos de adesão e sem fidelização, foi pensada para condutores frequentes ou ocasionais, e está disponível para sócios e não sócios ACP.
Para os sócios ACP há ainda uma importante vantagem: preço especial reduzido na tarifa de energia (com o apoio bp e EVIO).
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