A qualidade do ar no interior de um veículo pode alterar, dependendo de vários componentes, mas particularmente de um que se reveste de grande importância: o filtro de ar do habitáculo. Se tem alergias, se o seu carro tem um cheiro estranho frequentemente ou se o ar condicionado parece não ter fluxo suficiente, a causa pode estar no filtro de ar do habitáculo.
Qual é a sua função?
O filtro de ar do habitáculo é responsável por filtrar o ar que entra no veículo através do sistema de ar condicionado, de modo a garantir a qualidade do ar que se respira no interior do veículo. Este filtro foi desenhado para filtrar partículas maiores, como o pólen e a poeira do exterior, mais comuns em cidade e particularmente incómodas para quem sofre de alergias. Mas também filtra fuligem, fumo, bactérias e esporos de fungos, contribuindo, para o correto funcionamento do ar condicionado no carro, ao reduzir a acumulação de sujidade e, desta forma, a redução do fluxo de ar.
Quando deve ser mudado o filtro de ar do habitáculo?
O filtro de ar do habitáculo deve ser mudado nos intervalos de tempo corretos (ou quando já se encontra degradado para assegurar a qualidade do ar dentro do veículo. Antes da sua substituição deve estar atento ao seguinte:
- Odores comuns e persistentes
Um dos sinais que indicam que o filtro de ar do habitáculo deve ser trocado é, por exemplo, a presença de odores que persistem no carro durante várias semanas. O mais comum é o habitual “cheiro a mofo” que pode indicar a acumulação de pó e bactérias.
- Aumento de acumulação de poeira
Outro sinal de que o filtro necessita de substituição é a acumulação, mais frequente do que o costume, de poeiras nas superfícies interiores do carro. Uma das funções do filtro de ar do habitáculo é precisamente filtrar estas impurezas, que começam a entrar com mais frequência quando o filtro já não está em condições.
Todos os veículos têm um plano de manutenção e revisões próprio, que varia entre fabricantes e até entre modelos do mesmo fabricante. Assim, tal como acontece com outros componentes, o período de mudança do filtro de ar do habitáculo está dependente da marca, modelo e ano do veículo. Em geral, deve ser substituído anualmente ou quando necessitar de manutenção, e de acordo com a informação que consta no manual do condutor ou no livro de manutenção do seu automóvel.
A importância da saúde
Para quem sofre de crises sazonais — como irritação na garganta, olhos ou nariz — este componente tem particular importância, principalmente quando os tempos de permanência no carro são regulamente longos. Se costuma sentir com regularidade estes sintomas, o ACP dispõe de um plano de saúde gratuito para todos os sócios, sem limite de idade, utilização ou período de carência.
Conheça melhor todas as vantagens do Plano ACP Saúde
MAIS INFORMAÇÕES