Conduzir no Reino Unido

Quando se fala no Reino Unido não se fala num único território, mas sim num conjunto de países constituintes que ocupam a ilha da Grã-Bretanha e o nordeste da ilha da Irlanda. Desta forma, o Reino Unido é uma união política composta pela Escócia, a Inglaterra, a Irlanda do Norte e o País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, que tem a rainha Isabel II como chefe de Estado. Berço da revolução industrial, é ainda hoje um país fortemente tecnológico e industrializado. Londres, a capital, é uma indiscutível referência multicultural, onde surgem com frequência novas tendências de moda, arte e música moderna. Mas a natureza também é um aspeto forte: são mundialmente conhecidas as paisagens de colinas verdes, os antigos castelos que nos remetem aos vários períodos históricos do país e ainda as famosas cidades universitárias de Oxford e Cambridge. No entanto, se o tema for desporto, o futebol, o rugby e a equitação são as principais exportações.

Superfície: 243 610km2 
População: 68 593 378 
Capital: Londres 
Língua Oficial: Inglês (língua de facto. O galês e o gaélico também são falados) 
Distintivo do país: GB 

Circulação e Segurança Rodoviária

  • Combustíveis: 
    Importação: É proibido o transporte de combustível em ferry-boathovercraft, ou no Eurotunnel, o que, na prática, impede a importação de combustível em jerry-can. 

  • Limites de Velocidade: 
    Limites aplicáveis na generalidade aos veículos ligeiros de passageiros, em km/h, salvo sinalização diferente: 

Localidades Estradas Autoestradas
(inclui estradas com 
separador central)
Automóvel, 
sem reboque
48 (30mph) 96 (60mph) 112 (70mph)
Automóvel, 
com reboque
48 (30mph) 80 (50mph) 96 (60mph)
  • Equipamento Obrigatório e Recomendado: 
    A utilização de cintos de segurança é obrigatória dentro e fora das localidades, quer para os passageiros do banco da frente, como da retaguarda. A utilização do triângulo de pré-sinalização é facultativa: avarias, acidentes e derramamentos de carga devem ser devidamente sinalizados com os 4 piscas. Caso escolha usar o triângulo de sinalização, o mesmo deverá ser colocado cerca de 45m do obstáculo e não deve ser utilizado nas autoestradas. Recomenda-se o transporte de uma caixa de primeiros socorros, apesar de não ser obrigatória. 

  • Crianças: 
    Uma criança de idade inferior a 3 anos deve ocupar uma cadeira homologada e adaptada ao seu tamanho, sob pena de não poder viajar no veículo. As crianças dos 3 aos 12 anos, ou com menos de 1,35m de altura, podem viajar no banco da frente, desde que utilizem o cinto de segurança ou ocupem uma cadeira também homologada e adaptada ao seu tamanho. Finalmente, as crianças a partir dos 12 anos, ou desde que tenham mais de 1,35m, podem utilizar normalmente o cinto de segurança, se disponível. 

  • Álcool: 
    Índice máximo de alcoolemia: 0,08%. Na Escócia o limite é de 0,05%. Penalização: 6 meses de prisão e apreensão da carta durante 12 meses. Desde 2015 que a polícia pode proceder a testes salivares, com base numa suspeita de que o condutor estará sob a influência de drogas. 

  • Multas: 
    A polícia de trânsito está autorizada a aplicar uma multa fixa por infrações às regras de trânsito. Se o condutor não pagar de imediato, a polícia poderá imobilizar o veículo. Pode ainda aplicar ao automobilista, pelo estacionamento indevido, ou falha de luzes, uma multa específica, cujo pagamento tem de ser feito dentro de 28 dias. A mesma terá um desconto de 50% se paga nos 14 primeiros dias. 
    Exemplos de multas em libra esterlina: 
    - Excesso de velocidade nas estradas - até 1 000 com 3 pontos registados na carta. 
    - Excesso de velocidade nas autoestradas - até 2 500 com 3 a 6 pontos registados na carta, ou até mesmo a apreensão da própria carta de condução. 
    - Estacionamento proibido - de 70 a 130 em Londres; fora da cidade são um pouco mais elevadas. 
    - Desrespeito pelo sinal vermelho - até 1 000 com 3 pontos registados na carta. 
    - Conduzir enquanto fala ao telemóvel - 1 000. 

  • Outros Regulamentos:  
    Todo o condutor visitante deverá ajustar a iluminação do veículo para uma condução à esquerda, sempre que circule no Reino Unido (sujeito a multa até 1 000 GBP).
    - Informações meteorológicas e sobre o estado das estradas são fornecidas localmente pelo AA através do tel. nº 09068834322. O telefone 0800262050 do AA está disponível 24h, de 2ª a 6ª feira, e das 7h00 às 23h00, de 6ª a domingo, para auxílio e informação sobre deslocações de pessoas deficientes.
    - As autoridades recomendam que, mesmo utilizando um telemóvel com dispositivo ‘mãos-livres’ (único autorizado durante a condução), imobilize a viatura antes de fazer ou atender uma chamada, para não se desconcentrar.
    - Qualquer outra forma de utilização do telemóvel é proibida, por lei.
    - Existe uma proibição total de fumar nos edifício públicos, em todo o Reino Unido. É proibida a venda de tabaco a menores de 18 anos. É também proibido fumar dentro de um veículo onde sigam menores de idade.
    - Não é obrigatório cada viatura privada transportar um colete refletor.

Em Londres, numa área específica chamada Congestion Charge, é obrigatório para uma taxa por dia para circular no centro da capital. Esta taxa deve ser paga nas 24 horas anteriores ao dia da viagem e os valores podem variar das 15 às 17£. Pode-se efetuar o pagamento em estações de serviço, quiosques, via internet ou por telemóvel. Ao ser paga, a matrícula é inscrita numa base de dados, que, ligada ao sistema de vigilância da cidade, permite identificar e distinguir quem efetuou, ou não, o pagamento. Esta zona em particular é delimitada por painéis e assinalada por uma pintura no solo. 

Estão isentos desta taxa as bicicletas, os motociclos, os veículos movidos a energias não poluentes e os veículos para deficientes (devidamente identificados e declarados à empresa Transport for London). É possível encontrar informações complementares sobre a área limitada aqui. Para uma circulação mais simples e sem grandes problemas, utilize o metro, que dispõe de um cartão eletrónico, o Oyster Card, à venda nas estações e que oferece alguns descontos. Saiba mais aqui

Há ainda a T-Charge, uma taxa existente em Londres, perto da zona da Congestion Charge, cujo objetivo é reduzir a emissão de CO2 para a atmosfera. A taxa aplica-se a veículos mais antigos. O custo por dia é de 10 GBP e o pagamento é feito de forma semelhante ao da Congestion Charge. 

Turismo:

  • Hotelaria:
    Existe uma grande oferta hoteleira no Reino Unido, desde hotéis de luxo a pensões familiares. As associações de turismo oficiais da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales utilizam a mesma classificação: ‘listed’ e de 1 a 5 corôas. Recomenda-se a reserva antecipada de quartos, sobretudo para estadias em Londres. O British Hotel Reservation Centre tem postos de atendimento nos aeroportos de Heathrow e Stansted, bem como na gare ferroviária de Victoria. O AA vende cupons para estadias nos hotéis da rede “AA Driveway", que engloba mais de 2 000 estabelecimentos hoteleiros no Reino Unido e na Irlanda. As reservas também podem ser feitas em www.theaa.com/travel ou localmente através do telefone nº 1256 844455.
    VisitBritain (informações sobre a Inglaterra)
    Sanctuary Buildings, 20 Great Smith Str – London SW1P 3PT – Tel.: 20 7578 1000 / www.visitbritain.com / www.visitengland.com

    WeKnowLondon (antigo British Hotel Rreservations Centre)
    13 Grosvenor Gardens - London SW1W 0BD
    e-mail: [email protected] 

  • Turismo Rural:
    O sistema conhecido por ‘Bed and Breakfast’ (alojamento e pequeno-almoço) é muito popular no Reino Unido. O nível de conforto é bastante variável mas normalmente o sistema é considerado prático e pouco dispendioso. O AA publica um guia intitulado ‘AA-Britain’s Top Bed and Breakfast’. Também o turismo britânico dispõe de guias de alojamento no campo, tais como, ‘Enjoy England, Bed and Breakfast, Guest Accomodation’.

  • Pousadas da Juventude:
    Existem mais de 240 pousadas na Inglaterra e no País de Gales, e 80 na Escócia. O cartão internacional YHA é obrigatório. Também é possível adquirir um ‘Guest Card’ ou tickets à chegada da respectiva pousada da juventude. Durante as férias escolares também é possível arranjar alojamento individual ou em grupo nas residências universitárias (contactar Venue Masters).
    Youth Hostels Association (Inglaterra e País de Gales)
    Trevelyan House, Dimple Road, Matlock – Derbyshire DE4 3YH
    Tel.: 0870 770 8868 e 1629 592700 / Fax: 1629 592701 / e-mail: [email protected]www.yha.org.uk

    Scotish YHA (Escócia)
    7 Glebe Crescent - Stirling FK8 2JA
    Tel.: 1786 8914 00 / www.syha.org.uk / e-mail: [email protected] e [email protected]

    Hostelling International Northern Ireland (Irlanda do Norte)
    22 Donegall Road - Belfast BT12 5JN / Tel: 28 90324733 / Fax: 28 9031 5889 / e-mail: [email protected] e [email protected]

    Venue Masters (residências universitárias à disposição de visitantes, individuais ou em grupo)
    The Workstation, Paternoster Row - Sheffield S1 2BX / Tel: 114 2493090 / Fax: 114 2493091 / e-mail: [email protected]www.venuemasters.co.uk

  • Campismo: 
    O Reino Unido é um país onde encontrar parques de campismo é uma tarefa bastante fácil. Os portadores da Carta Campista Internacional podem utilizar os 93 parques geridos pelo Camping and Caravanning Club (estadia máxima 28 dias) e ainda os 200 parques de campismo, posse do Caravan Club. Os guias de campismo estão disponíveis junto do AA e do RAC Motoring Services, bem como do Caravan Club e do Camping and Caravanning Club.
    The Caravan Club Ltd.
    East Grinstead House, East Grinstead - West Sussex RH19 1UA
    Tel.: 1342 326944 / Fax: 1342 410258 / e-mail: [email protected]www.caravanclub.co.uk

    The Camping and Caravanning Club
    Greenfields House, Westwood Way - Coventry CV4 8JH
    Tel.: 24 764 75 120 / Fax: 24 764 22 010 / e-mail: [email protected]www.campingandcaravanningclub.co.uk

Informações e Apoios I Clubes de Automóveis

  • RAC Motoring Services (RAC)
    RAC House - Brockhurst Crescent, Walsall, WS5 4AW. 
    Tel.: 1922 437 000 / Fax: 1922 721 019 / www.rac.co.uk / 
    Horário: 2ª a 6ª feira: 08h30-17h30 

  • The Automobile Association (AA) 
    Fanum House - Basing View, Basingstoke - Hampshire, RG21 4EA
    Tel.: 870 5448866 / Fax: 1256 493117 / e-mail: [email protected] / www.theAA.com
    Horário: 2ª a 6ª feira: 09h00/17h00
    Serviço de Informações: Tel.: 870 5500 600,  das 7h00 às 23h00.
    Loja AA no terminal do Eurotúnel, em Folkestone, aberta das 6h às 20h, 7 dias por semana – Tel.:1303 272 275

Informações e Apoios I Embaixada e Consulado

Horários de alguns estabelecimentos


2ª a 6ª feira Sábado e domingo
Grandes Armazéns1 09h00-17h30 Sáb:
09h00-17h30
Dom:
10h00-16h00/17h00
Supermercados2 08h00-20h00 Sáb:
08h00-20h00
Dom:
10h00-16h00/17h00
Bancos3 09h00-16h00/17h00 Encerrados
Bancos (na Escócia) 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feira:
09h00-16h00/17h00
5ª feira:
09h30-16h00
Encerrados
Museus4 2ªfeira a domingo:
10h00-17h30
1. Em Londres, os grandes armazéns ficam abertos até mais tarde uma vez por semana. 
2. Em algumas cidades, os supermercados fecham às 13h00, geralmente à 4ª ou à 5ª feira. 
3. Alguns balcões abrem ao sábado, das 09h00 às 12h00, ou das 10h00 às 16h00. 
4. Em Londres, alguns museus ficam abertos até mais tarde. Exemplos: 
- British Museum, Tate Modern e Victoria & Albert Museum

Devido à situação pandémica, estes horários poderão sofrer algumas alterações, tendo em conta as medidas impostas pelo país. 

Divisas e Cartões*

  • Importação e Exportação: 
    Não há restrições à importação e/ou exportação de divisas britânicas ou estrangeiras de e para países da União Europeia (UE). Já em relação a outros países, é obrigatória a declaração de montantes iguais ou superiores a 10 000€, quer na importação, como na exportação de divisas nacionais (GBP). 

  • Cartões de Crédito:
    Mastercard, VISA, American Express e Diners Club para pagamento em restaurantes, lojas, hotéis e postos de abastecimento. É possível obter dinheiro em máquinas automáticas. 
*Informação atualizada pela última vez em 2019. Com a formalização do BREXIT, em janeiro de 2020, alguns dados poderão ser imprecisos. 

Importação**

Para além dos objetos de utilização pessoal, podem ser importados os seguintes artigos isentos de taxas

  • Bebidas alcoólicas***: 90l de vinho, 10l de bebidas espirituosas, 20l de licor e 110 de cerveja. 
  • Tabaco***: 800 cigarros, 400 cigarrilhas, 200 charutos e 1kg de tabaco. 
  • Perfume, chá, café e outras mercadorias (prendas): ilimitado 

Estes limites são indicativos — considerados para uma viagem e para o uso pessoal dos importadores. Outros artigos comprados ou adquiridos fora da UE: 300€. 

**O Acordo de Comércio de Cooperação, em vigor desde 1 de janeiro de 2021, garante o acesso mútuo sem quotas nem taxas aduaneiras. No entanto, com a saída do Reino Unido da UE, várias foram as barreiras comerciais impostas entretanto, assim como o aumento do controlo aduaneiro nas transações comerciais, que aumentou os preços das trocas comerciais consequentemente. 
*** Um visitante com menos de 17 anos não pode importar estes artigos. 
scroll up