Na quarta parte do conjunto de conceitos essenciais à condução segura de um motociclo, abordamos um tema fundamental: a condução defensiva.
Conduzir uma moto exige concentração, prevenção e experiência. Mas há algo que nunca pode faltar e que deve fazer parte integrante do motociclista: a condução conscienciosa e defensiva.
É costume dizer-se que num acidente, a moto é o parachoques. Por isso, uma postura preventiva e os cuidados necessários na condução de uma moto devem ser uma espécie de segundo equipamento, tal como o capacete, luvas, casaco, calças e calçado.
O porquê de uma condução defensiva
É fácil perceber porquê. Por vezes, conduzir uma moto parece uma fuga constante ao ambiente rodoviário potencialmente perigoso. A permanente atenção à via e como escapar a um perigo, mantendo a distância de segurança entre motociclista e outros veículos. A permanente atenção a objetos, detritos, buracos, óleo e outras surpresas. O permanente sobressalto com manobras de outros veículos sem prévio aviso ou sem a devida sinalização que obriguem a desvios e manobras evasivas. As condições climatéricas que adicionam mais perigos aos já referidos. E tantas outras razões…
Tudo isto obriga à prática de cuidados redobrados, dada a fragilidade de quem conduz uma moto.
O mais importante: conduza sempre dentro dos limites e regras definidos pelo Código da Estrada e esteja sempre atento aos outros veículos e a imprevistos que ponham em risco a sua segurança.
Como partilhar a estrada com outros veículos
Ao circular na proximidade de outros veículos, com tráfego mais ou menos intenso, é recomendado manter uma distância de segurança adequada, especialmente nos momentos em que o motociclista se encontra num ponto não visível para os outros - por exemplo, depois de iniciada uma ultrapassagem ou quando a moto está paralela a outro veículo. Tente não circular paralelamente aos restantes veículos (que pode não se aperceber da sua presença) e lembre-se que é proibido furar ou ziguezaguear entre veículos. Permaneça sempre que possível à frente ou atrás, evitando assim os desvios ou eventuais acidentes com os outros veículos.
Mantenha uma distância de segurança para o veículo que segue à frente para poder travar ou desviar-se. Não acelere com o objetivo de dar mais espaço para o veículo que segue atrás de si, porque pode acontecer precisamente o contrário e acelerarem consigo. Se for pressionado por um veículo atrás de si, desvie-se se possível para a direita ou abrande para que o possam ultrapassar mais facilmente.
Cruzamentos
Os cruzamentos são locais perigosos, onde acontecem muitos dos acidentes que envolvem motociclistas e outros veículos. Resultam frequentemente da falta de perceção da presença de uma moto ou de uma manobra inesperada à frente de um motociclista.
Abrande na aproximação a cruzamentos, mesmo que tenha prioridade. Prepare-se para travar e curvar, caso seja necessário desviar-se ou parar. Seja prudente e assuma que nem sempre é visto pelos outros condutores!
Pontos de fuga
Quem conduz uma moto sabe que um imprevisto pode obrigar a um desvio momentâneo que evite um acidente - o chamado ponto de fuga. Pense por onde poderia fugir, caso se atravesse algo na sua via e não consiga travar. Desvia-se para a direita? Para a esquerda? Qual seria a hipótese mais segura? Estar preparado para manobras de emergência é essencial. Observe a estrada e estabeleça várias hipóteses. Num momento de aflição, nem sempre é possível escolher a fuga mais segura, mas treine o cérebro e mantenha-se na via mais segura: aquela que lhe dá visibilidade e lhe permite ver claramente a estrada à frente.
(Re)conheça a sua experiência e limites
Conduzir uma moto é emocionante, mas é importante ter a noção da sua experiência e dos limites mecânicos e pessoais. Chegar ao seu destino seguro é o mais importante. Mesmo que chegue atrasado!
Leve as ferramentas essenciais consigo, bem como um estojo para emergências
Apesar do espaço de bagagem e de arrumação ser limitado num motociclo, é essencial trazer na moto um pequeno conjunto de ferramentas e de apoio para pneus, bem como um estojo de primeiros socorros. Quer em viagens maiores, quer nos percursos mais curtos, estas ajudas podem ser fundamentais quando o inesperado surge.
Conduza com o equipamento adequado
Tal como deve ter atenção ao escolher a melhor moto para si, deve ter ainda mais atenção ao equipamento que usa em cima da moto. A regra é sempre a mesma: estar sempre equipado, sempre que conduz.
Existem inúmeras escolhas estéticas, de materiais e de qualidade disponíveis. Mas o mais importante é não descurar o equipamento de moto que inclua SEMPRE o obrigatório capacete e a viseira adequada, casaco, luvas, calças reforçadas e calçado adequado. A escolha nem sempre é fácil, mas é importante despender o máximo de tempo e de cuidado na aquisição de equipamento que fará toda a diferença no conforto, proteção e segurança proporcionadas.
Conduza apenas nas condições físicas e mentais adequadas
Conduzir um motociclo é um prazer e até um estilo de vida. Mas exige prática, experiência e as condições certas para que a segurança esteja sempre em primeiro lugar. Além das condições mecânicas, também é preciso estarem cumpridas as condições físicas e psicológicas do motociclista.
Vá apenas para a estrada quando estiver perfeitamente capaz em termos físicos e mentais. Conduzir uma moto exige concentração e capacidade física. Só assim é possível estar atento e capaz de reagir aos imprevistos, bem como pronto para melhorar a habilidade e a experiência, através do reconhecimento dos erros e de como os evitar.
Conduza sempre em segurança e boas curvas!
Vai tirar a carta de moto?
Com motociclos, a necessidade de proteção da integridade física é muito maior. Por isso, a escolha da escola de condução deve ser ainda mais exigente, tendo em vista a segurança e a própria vida. As Escolas de Condução ACP estão focadas na qualidade do ensino específico da condução de motos e preocupam-se em formar candidatos que circulem de forma correta, segura e consciente. Se está a pensar tirar a carta de moto, escolha a opção segura.
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