Como conduzir na areia ou em estradas de terra

Dicas para uma condução mais segura fora do alcatrão

Diferentes pisos implicam diferentes cuidados na condução. Conduzir na areia ou numa estrada de terra batida implica diferenças de condução relativamente a uma estrada alcatroada. Saiba quais os cuidados que deve ter ao conduzir na areia ou em estradas de terra, de forma a manter a segurança.

Conduzir na areia

Pensar em conduzir na areia pode remeter para o deserto. Mas há muitas estradas de areia em Portugal. Sobretudo, junto a praias. Se tiver de conduzir na areia, tenha em consideração:

  • Pressão dos pneus
    Conduzir na areia implica ter a noção de que não se pretende escavar com os pneus o piso, mas “flutuar” nele. Caso preveja conduzir na areia por um período mais longo, o ideal é trocar os pneus para uns apropriados. Em pisos de areia deverá reduzir a pressão dos pneus. O mesmo acontece se conduzir numa estrada de terra.
    Conheça ainda outros cuidados a ter com os pneus.

  • Controlo de tração
    Caso o veículo esteja equipado com tração às quatro rodas, este mecanismo deve ser desativado. Conduzir na areia implica que as rodas patinem (é assim que “flutuam” na areia) e o controlo de tração vai interpretar como falta de aderência, bloqueando as rodas. Resultado: não consegue avançar.

  • Ao parar o carro
    Conduzir na areia implica, também, saber como parar a viatura. Nesse momento, deve continuar a ter-se o controlo do veículo, de modo a evitar que haja demasiada areia à frente dos pneus. Sempre que possível, o carro deve ficar parado no sentido da inclinação.

Nas aventuras fora de estrada, um dos perigos é ficar com o carro sem tração. Conheça algumas dicas para evitar ficar atolado.

Conduzir em estradas de terra

Pensar em conduzir na areia pode remeter para o deserto. Mas há muitas estradas de areia em Portugal. Sobretudo, junto a praias. Se tiver de conduzir na areia, tenha em consideração:

Tal como conduzir na areia, a condução nas estradas de terra também exige atenção redobrada.

  • Reduza a velocidade
    Travar repentinamente numa estrada de terra tem efeitos diferentes em relação ao que acontece no alcatrão, devido ao tipo de piso. Além disso, numa estrada de terra existem vários perigos e obstáculos à condução, como buracos, pedras ou desníveis.

  • Feche as janelas
    Numa estrada de terra, a poeira levanta à passagem do carro. Por isso, convém ter as janelas fechadas. O mesmo acontece se conduzir na areia.

  • Desvie-se das pedras
    Numa estrada de terra, existem diferentes tipos de pedras: umas maiores, outras pontiagudas, outras mais rasas. O importante é vê-las e desviar-se delas, de modo a evitar estragos na viatura. Caso seja impossível desviar-se, passe por cima das pedras a uma velocidade muito reduzida.

Se precisar de ajuda, já sabe

Conduzir na areia ou numa estrada de terra acarreta riscos - ficar atolado ou ter uma avaria. Nessas alturas, os sócios ACP contam sempre com a assistência em viagem do clube. Sempre que possível, repara no local para que a viagem prossiga o mais rápido possível. Quando for impossível, a Assistência em Viagem ACP reboca e paga a mão de obra da reparação na oficina à sua escolha.

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