O cenário é mais comum do que imagina: ao regressar ao estacionamento, apercebe-se que o seu carro sofreu danos enquanto estava estacionado. É frustrante, mas é crucial manter a calma e seguir os passos corretos para resolver a situação da melhor maneira possível.
-
Avalie a extensão dos danos
Ao deparar-se com o seu carro danificado, avalie de imediato a extensão dos danos. Tire fotos e documente o problema. Fatores importantes para a avaliação dos estragos e úteis na comunicação com a Seguradora.
-
Identifique testemunhas e obtenha informações
Caso haja testemunhas do incidente, registe os nomes e contactos. As declarações de testemunhas podem ser valiosas no processo com a seguradora ou com as autoridades. Quanto mais informações reunir, mais forte será a sua defesa.
-
Verifique se quem bateu tem seguro válido
Se conseguir identificar o veículo responsável pelo dano no seu carro, verifique se este possui seguro válido. Para tal, basta consultar esta opção no site da ASF. Se verificar que não tem seguro, saiba como agir.
-
Verifique as câmaras de vigilância
Se o estacionamento estiver equipado com câmaras de vigilância, solicite as gravações. Caso não lhe sejam facultadas, poderá solicitar a presença das autoridades para o efeito. As imagens podem ser cruciais na identificação de responsáveis e transmitir informação relevante junto da seguradora.
-
Registe a ocorrência com as autoridades
Em caso de danos avultados, é aconselhável chamar as autoridades de modo a efetuarem o levantamento e registo da ocorrência. Esse documento será essencial no processo junto da seguradora e pode ser exigido para obter uma indemnização.
-
Entre em contacto com a Seguradora ou o Mediador
Assim que possível, comunique o incidente diretamente à seguradora ou através do seu Mediador. Forneça todos os detalhes, incluindo fotos, a declaração da ocorrência e informações relativas às testemunhas. Este passo é fundamental para acionar o processo de reparação ou compensação pelos danos sofridos.
Prevenir é o melhor remédio
Contra os imprevistos, a solução é ter um seguro automóvel que o possa auxiliar. O ACP tem as melhores soluções de proteção para o seu carro. Com preço único de 10,99€/mês, os sócios ACP com assistência em viagem beneficiam de seguro automóvel contra terceiros que cobre avarias e danos nos pneus, além de assistências ilimitadas, e até 5 dias de carro de substituição em caso de avaria.
Conheça todos os pormenores do Seguro Automóvel ACP
Mais informações