Questões frequentes

Esclareça as suas dúvidas

Registo na App ACP Electric

Como é que faço o registo e acesso?

No mapa, clique no botão com o logótipo ACP Electric para abrir o menu principal. Selecione a primeira opção do menu. No ecrã "Minha Conta" clique na opção "Entrar".

  • Se ainda não possui uma conta ACP Electric:
    • Clique em "Criar Conta".
    • Preencha os campos do formulário no ecrã de registo.
    • Vai receber um email com um código de ativação, de forma a validar o email introduzido.
    • Introduza o código de ativação no respetivo campo e clique no botão "Concluir".
    • A partir deste momento, já possui uma conta ACP Electric.
  • Se já possui uma conta ACP Electric:
    • Clique em "Entrar".
    • Introduza o seu email e password e clique no botão "Entrar".
    • A partir deste momento, encontra-se autenticado na aplicação e pronto a utilizar a sua conta ACP Electric.

Não era sócio e tornou-se sócio, ou sócio que criou conta sem colocar os dados de sócio

Para ativar o seu benefício de sócio:

  • No menu principal selecione o ícone “Minha Conta”
  • Clique no botão ilustrado pelo ícone de um lápis, situado no canto superior direito do ecrã
  • Preencha o número de sócio e sufixo, bem como o número de cartão. 
  • Fazendo-se a validação fica ativo o perfil de sócio.

 

Como é que carrego dinheiro na minha carteira?

Navegue até à sua carteira digital, selecionando o ícone do cartão no menu principal. Para adicionar fundos à sua carteira, clique no símbolo '+', situado à direita do seu saldo. De seguida, selecione o montante com que pretende carregar a sua conta e o método de pagamento preferido.

  • Caso escolha MB Way:
    • Introduza o número de telemóvel associado à conta MB Way que deseja utilizar no pagamento e clique em "Confirmar".
    • Autorize o pagamento através da aplicação MB Way.
  • Caso escolha Referência Multibanco:
    • Utilize os dados da entidade e referência para efetuar o pagamento.
  • Caso escolha Depósito por Cartão de Crédito:
    • Se ainda não introduziu um cartão de crédito, selecione a opção 'Novo cartão de crédito' e preencha o formulário com os dados do cartão que pretende utilizar.
    • Selecione o cartão de crédito que pretende utilizar e clique "Confirmar". O valor apresentado no saldo da sua carteira pode demorar alguns minutos a ser atualizado após uma recarga.

Para que serve a carteira virtual?

A carteira virtual permite carregar um montante exato para o saldo da sua conta. A sua principal vantagem é o facto de não ter de associar nenhum método de pagamento por débito direto.

Qual é a diferença entre carregar o meu veículo usando o saldo em carteira ou com cartão de crédito associado?

Se preferir ter um maior controlo sobre as suas despesas, o saldo da sua carteira digital permite-lhe definir um montante limite para utilizar nos seus carregamentos. No entanto, ao associar um cartão de crédito, o custo das sessões de carregamento ser-lhe-á debitado diretamente do cartão, sem ter de se preocupar com o seu saldo.

Como é que visualizo o histórico de carregamentos que efetuei?

No mapa, clique no botão com o logótipo ACP Electric para abrir o menu principal. Selecione a segunda opção do menu. Clique no separador "Histórico". Será apresentada uma lista com o histórico de sessões efetuadas no último mês, com a sua conta. Tem ainda a opção de visualizar o histórico de sessões do último semestre e último ano.

Que tipo de estatísticas posso visualizar?

Através da aplicação, pode verificar diversas estatísticas dos seus veículos e postos de carregamento. Estas estatísticas incluem variáveis como o tempo de carregamento total, número total de sessões, custo/receita total, energia total carregada e o total de CO2 emitido. Para além destas, pode ainda consultar as médias de tempo de carregamento e energia carregada por sessão. Caso possua postos de carregamento e os disponilibize a outros utilizadores ACP Electric, tem à sua disposição a classificação de cada posto, atribuída pelos utilizadores no final da sessão de carregamento, assim como uma métrica que indica qual o posto e/ou conetor mais utilizado.

Como é que comparo informações entre dois postos de carregamento?

Navegue até ao ecrã principal da aplicação, abra o menu e selecione a opção do Comparador (ilustrada pelo ícone de uma balança). Já no ecrã do Comparador, clique no símbolo '+' para escolher um posto de carregamento. Depois de selecionar um posto, escolha a tomada que pretende utilizar na comparação e clique "OK". Repita o mesmo processo para o outro posto que pretende comparar com o primeiro. Após selecionar os dois postos de carregamento, utilize a barra "Duração de carregamento" para selecionar o tempo que pretende dispender no carregamento do seu veículo elétrico. Os valores apresentados permitir-lhe-ão comparar não só o custo total de carregamento em ambos os postos selecionados, mas também o custo médio por minuto ou kWh.

Como é que associo um perfil de faturação?

Navegue até à sua carteira digital e clique no botão "Perfil de Faturação". Para criar ou editar o seu perfil de faturação, clique no botão ilustrado pelo ícone de um lápis, situado no canto superior direito do ecrã, preencha o formulário e clique em "Guardar".

Como é que ativo ou desativo as notificações da aplicação ACP Electric?

Navegue até ao ecrã "Minha Conta" e clique na opção "Notificações". Escolha as notificações que pretende ativar/desativar utilizando os interruptores.


Como é que modifico os meus dados de acesso?

Navegue até ao ecrã "Minha Conta" e clique no ícone do lápis, situado no canto superior direito. Se pretender alterar o email:

  • Clique no botão "Mudar email localizado imediatamente abaixo do campo "email";
  • No ecrã "Mudar email introduza o novo endereço de email que pretende utilizar e clique no botão "Gravar";
  • A partir deste momento, a sua conta ficará desativada. Ser-lhe-á enviado um email para o endereço que introduziu, de forma a verificar se o email introduzido é válido e lhe pertence;
  • Introduza o código de ativação na aplicação para confirmar o seu novo email e efetue o login. 

Se pretender alterar a password:

  • Clique no botão "Palavra Passe";
  • Preencha os campos do formulário com a sua password atual e a nova palavra passe que pretende utilizar e clique "Gravar";
  • A sua sessão será terminada e terá de efetuar login novamente, com a nova palavra passe.

 

Mapa

Como é que atualizo os postos de carregamento no mapa?

Para atualizar os postos de carregamento no mapa, clique no botão ilustrado com o logótipo do ACP Electric, no canto inferior esquerdo. Ao clicar, o botão deverá começar a girar, indicando que está a atualizar a informação. Quando terminar de girar, os postos foram atualizados.

Qual é a diferença entre os diferentes pontos apresentados no mapa?

No mapa estão inseridos diversos ícones para indicar a localização dos postos de carregamento. Estes ícones têm como objetivo informar o utilizador do número de postos numa localização (um ou mais) e a respetiva rede em que se inserem (Mobi.E, Tesla, EVIO, Roaming, entre outras). Para perceber a diferença entre os diferentes ícones utilizados, abra o menu principal e clique na última opção deste para abrir a legenda do mapa.

Como é que situo a minha localização no mapa?

Para centrar o mapa na sua localização, clique no botão ilustrado pelo ícone de uma mira, situado no canto inferior esquerdo.

 

Posto de carregamento

Como é que visualizo o detalhe do posto de carregamento?

Navegue até ao mapa, selecione um posto e clique no nome do mesmo para visualizar os seus detalhes.


Que informação posso visualizar no detalhe de um posto de carregamento?

Ao abrir os detalhes de um posto de carregamento, pode visualizar informação como o código identificador, morada e classificação geral do posto, a rede em que o posto se insere, o fabricante do posto e o nome do modelo. Para além disso, pode também consultar a disponibilidade do carregador e a distância a que este se encontra. Adicionalmente, é possível verificar o estado das tomadas e calcular uma estimativa do custo de carregamento, dependendo da tomada selecionada, da sua tarifa, e da duração de carregamento.

Como é que efetuo uma simulação de um carregamento em função do meu veículo elétrico e o posto de carregamento?

Selecione um posto do mapa e abra os detalhes do mesmo. Escolha uma tomada do posto clicando na tomada que pretende utilizar no carregamento. Utilize a secção Simular Custo para calcular uma estimativa do custo de uma sessão de carregamento, deslizando a barra para selecionar a duração de carregamento pretendida.


Que informação posso obter da simulação de um carregamento?

Ao simular uma sessão de carregamento, pode estimar quantos kWh serão carregados durante a sessão e qual o custo associado à mesma.

Como é que filtro os postos de carregamento em função das minhas necessidades?

Navegue até ao mapa e clique no primeiro ícone na barra de pesquisa para abrir o ecrã Filtros. Selecione os filtros que pretende utilizar e clique no botão Aplicar no final. Só serão apresentados postos de carregamento no mapa que correspondam com os filtros que definiu.


Como é que adiro a diferentes redes de carregamento?

A partir do momento em que cria a sua conta EVIO, passa a ter acesso à rede EVIO automaticamente. Para aderir a outras redes de carregamento, navegue até ao ecrã Minha Conta e clique em Contratos. Selecione a rede a que pretende aderir e clique no botão Aderir. Preencha os dados necessários e siga os passos para efetuar o seu pedido de adesão.


Como é que comunico um problema no posto de carregamento?

Navegue até ao mapa e selecione o posto de carregamento para o qual deseja reportar um problema. Abra os detalhes do posto e clique no botão Reportar problema situado no fundo do ecrã.

Para reportar diretamente ao operador do posto, utilize os contactos (telemóvel ou email) disponíveis no icone junto ao nome do operador do posto.

Custos de Carregamento

Como é que verifico o detalhe do custo de carregamento?

Navegue até ao Mapa ou Comparador (quarta opção do menu principal) e selecione um posto de carregamento. No mapa, abra a vista detalhada do posto e clique no ícone 'i' à direita da etiqueta Tarifário. No Comparador, selecione uma tomada do posto, clique em Ver tarifa imediatamente abaixo da imagem do posto de carregamento.

Como é que acedo às minhas faturas dos carregamentos efetuados?

Navegue até às estatísticas da aplicação, selecionando a segunda opção do menu principal. Clique no separador Histórico e escolha a sessão da qual pretende aceder à fatura emitida. Já no ecrã Resumo Sessão clique em Descarregar Fatura.

Cartão Virtual/Físico ACP Electric

Como é que solicito um cartão físico?

Para solicitar um cartão físico tem de já ter conta associada ao cartão virtual ACP Electric by EVIO. Se já cumpre com este pré-requisito, aceda ao ecrã Minha Conta e clique em Cartões. Já no ecrã Cartões clique no seu contrato. De seguida, prima em "Pedir cartão físico" e siga os passos apresentados no seu ecrã para solicitar o seu cartão físico. Preencha o formulário com os dados da morada de envio.

Qual o custo da emissão de um cartão físico ACP Electric by EVIO?

O cartão ACP Electric by Evio tem um custo de emissão e envio de 5€ por cartão (acresce IVA à taxa legal). O cartão virtual ACP Electric by Evio é gratuito. Para efetuar carregamentos na rede MOBI.E não precisa de cartão físico. 


Qual é a diferença entre iniciar o carregamento com a aplicação ou com o cartão físico?

Iniciar uma sessão de carregamento através da aplicação móvel ou utilizando o cartão físico é essencialmente a mesma ação.

No entanto, ambos os formatos, virtual e físico, têm as suas vantagens:

Cartão virtual ACP Electric by EVIO: Não precisa de trazer consigo o cartão ACP Electric by EVIO. Com poucos cliques, basta selecionar o posto e iniciar o carregamento através da aplicação.

Cartão físico ACP Electric by EVIO: Não precisa de encontrar o posto na aplicação para iniciar o carregamento, basta estacionar junto do posto e passar o cartão para iniciar a sessão.

Porque é que devo solicitar um cartão físico?

Com o cartão físico pode carregar mesmo que não tenha dados no telemóvel e basta chegar a um posto de carregamento à sua escolha, passar o cartão no posto e iniciar o carregamento sem mais demoras. Atualmente, a solicitação de um cartão físico é recomendada, uma vez que existem alguns postos da rede pública MOBI.E que podem apresentar problemas no início de uma sessão de carregamento se este for realizado através da aplicação móvel.


Qual é a vantagem em ter um cartão virtual ou físico com a aplicação ACP Electric?

Independentemente do formato, ter um cartão ACP Electric só lhe traz vantagens:

Cartão virtual ACP Electric: Através da aplicação tem acesso a diversas redes de carregamento, permitindo-lhe agregar consumos no mesmo cartão virtual e ter o controlo imediato sobre o custo e potência carregada.

Cartão físico ACP Electric: Um cartão físico ACP Electric pode carregar mesmo que não tenha dados no telemóvel


Como é que visualizo as minhas sessões de carregamento a decorrer?

Navegue até ao mapa e clique no botão ilustrado com o ícone de uma pilha/bateria a carregar, situado no canto inferior direito do ecrã. Aí poderá:

  • Visualizar as sessões de carregamento iniciadas por si que se encontram a decorrer.
  • Utilizadores.


O que é que visualizo nas minhas sessões de carregamento a decorrer?

Ao visualizar as suas sessões de carregamento a decorrer, pode verificar diversas variáveis:

  • Separador Sessões:
    • Marca e modelo do veículo elétrico que está a ser carregado.
    • Código identificador e morada do posto de carregamento; - Duração da sessão de carregamento.
    • Energia consumida.
    • Potência instantânea do carregador.
    • Custo da sessão de carregamento.

Como é que guardo postos de carregamento como favoritos?

Navegue até ao mapa e clique num posto de carregamento à sua escolha. Um pequeno menu abrir-se-á com os detalhes resumidos do posto. Clique no botão ilustrado com o ícone de um coração, situado no canto superior direito, para adicionar esse posto de carregamento à sua lista de favoritos.


aplicação ACP Electric está disponível para Android e IOS?

Sim, está disponível nas "lojas portuguesas, para ambos os sistemas operativos.


Quais são as condições para solicitar um cartão virtual ACP Electric by Evio para carregamento na rede pública MOBI.E?

O contrato de fornecimento de energia associado ao cartão virtual ACP Electric by Evio obriga à adesão à fatura eletrónica e Débito em Cartão de Crédito ou carregamento de saldo MB.


Preciso de ser sócio para usar a
aplicação ACP Electric?

Não, contudo há um preço bonificado para os sócios ACP de 15% de desconto sobre a tarifa de energia (com o apoio da BP e EVIO).


O cartão virtual ACP Electric by Evio é gratuito?

Sim. O cartão virtual ACP Electric by Evio é gratuito tanto para sócios como para não sócios ACP. Para efetuar carregamentos na rede MOBI.E não precisa de cartão físico, o cartão virtual pode ser utilizado através do smartphone com a aplicação ACP Electric. 


Como é efetuada a faturação dos consumos do cartão ACP Electric na rede MOBI.E?

Receberá mensalmente uma fatura com o detalhe dos carregamentos efetuados e respetivos custos. A fatura discrimina a componente de energia (CEME), a componente do operador do posto de carregamento (OPC) e as taxas e impostos aplicáveis.


Qual é o custo de carregamento?

O preço poderá variar consoante o local e horário de carregamento. O preço final para o utilizador será calculado de acordo com as seguintes componentes: CEME – valor de fornecimento de energia e outros serviços; OPC – valor de disponibilização do posto de carregamento – este valor é igual para todos os utilizadores e não depende do CEME com quem for realizado o contrato, estando afixado em cada posto de carregamento o respetivo custo; TAR – valor referente às tarifas de acesso à rede para a mobilidade elétrica, que são reguladas pela ERSE (disponíveis em erse.pt), comuns a todos os CEME; IEC – valor referente ao imposto especial sobre consumo, comum a todos os CEME; EGME – valor referente à gestão da rede, a cobrar pela Mobi.E (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica), comum a todos os CEME; IVA – valor referente a imposto de valor acrescentado, comum a todos os CEME.


A adesão à app a ACP Electric by EVIO obriga a exclusividade?

Não. Precisa de ter um contrato com um comercializador para poder pagar os carregamentos, mas pode fazer contrato com mais do que um comercializador de eletricidade (CEME).


Qual é a periodicidade de faturação?

O período de faturação é definido no menu "Perfil de faturação", e pode ser por sessão, semanal, quinzenal ou mensal. Na fatura serão incluídos todos os carregamentos agregados, afetos a um determinado contrato.


Posso solicitar um novo cartão ACP Electric by EVIO MOBI.E?

Em caso de roubo, dano ou perda do seu cartão físico deve entrar em contacto através do email [email protected] para pedir o cancelamento do cartão e a emissão de um novo.


Que custo de emissão temo cartão físico ACP Electric by Evio?

O cartão ACP Electric by Evio tem um custo de emissão e envio de 5€ por cartão (acresce IVA à taxa legal). O cartão virtual ACP Electric by Evio é gratuito. Para efetuar carregamentos na rede MOBI.E não precisa de cartão físico.


Qual é o tarifário associado ao cartão ACP Electric by Evio?

ACP Electric by Evio disponibiliza uma tarifa fixa para a componente de eletricidade, mas assente num tarifário bi-horário em ciclo diário à qual acresce as tarifas de acesso definidas pela ERSE, tarifa EGME, IEC e IVA.

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