A bateria é um dos componentes fundamentais num carro e numa moto. A sua função é fornecer toda a energia que dá vida ao motor e aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos.
No entanto, o seu bom funcionamento depende de vários fatores, entre os quais a temperatura e a utilização do veículo. Apesar destas variáveis, é possível estabelecer orientações básicas que permitem otimizar a carga e o tempo de vida útil das baterias dos automóveis e motociclos a combustão.
Que fatores influenciam a duração da bateria de um carro ou moto?
A duração média de uma bateria automóvel situa-se entre os 3 e os 5 anos, mas pode variar muito em função de fatores como o estilo de condução, o tipo de percursos efetuados, a utilização que se dá ao veículo, a fatores ambientais e à própria manutenção da bateria.
A bateria em si é igualmente importante, visto que muitas vezes oferece uma capacidade distinta, conforme a sua qualidade e a marca.
A carga da bateria
Em relação à manutenção da carga das baterias para automóveis e motos alimentados por combustível, existem duas alternativas: possuir um carregador de baterias ou, simplesmente, fazer quilómetros.
No primeiro caso, devem ligar-se as pinças do carregador a ambos os terminais da bateria e deixar carregar durante 24 horas (consulte igualmente as instruções do veículo ou do manual do carregador). A bateria é então submetida a ciclos (processos de carga) que otimizam o respetivo nível de carga.
A outra opção passa por ir para a estrada e fazer quilómetros, sendo aconselhável para um nível de carga aceitável, percorrer um mínimo de duas horas - especialmente se os seus hábitos de utilização do carro forem frequentemente curtos.
Por outro lado, se a bateria fica sem energia muito rapidamente, é possível que o problema tenha origem no alternador, o qual deverá ser inspecionado.
Se a bateria do seu carro ou moto deixar de funcionar, a Assistência em Viagem ACP vai ter consigo a qualquer hora e onde quer que esteja, substituindo-a por uma nova e adequada ao seu veículo.
Conselhos para aumentar a vida da bateria
-
Atenção às temperaturas extremas
Nem sempre é possível, mas deve evitar ter o veículo parado muito tempo em ambientes que ultrapassem os 30 graus ou abaixo dos 5 graus centígrados.
-
Evite percursos demasiado curtos
Ao arrancar, a bateria efetua um esforço maior. Se ligar e desligar o carro em curtos espaços de tempo estará a contribuir para um maior desgaste, porque as baterias necessitam de alguns minutos e de alguns quilómetros, para regenerarem a sua carga.
-
Evite consumos elétricos desnecessários com o motor desligado
Reduza o tempo ou desligue equipamentos sem que o motor esteja em funcionamento - como o rádio, o gps, o sistema de iluminação e o sistema de aquecimento/refrigeração. Se o fizer, evitará um desgaste prematuro da bateria.
-
Não deixe o carro parado durante longos períodos de tempo
Se prevê deixar o carro parado muito tempo, desligue a bateria retirando a ligação ao borne negativo.
-
Manutenção dos bornes
Com o tempo, é habitual formar-se uma película branca ao redor dos bornes que deverá limpar. Verifique estes terminais regularmente, de modo a prolongar a vida da bateria.
A duração de uma bateria de automóvel ou de moto pode variar em função de muitos fatores. Em termos de carga, deve ter-se em atenção o bom funcionamento do alternador. Lembre-se de verificar a bateria regularmente, sendo fundamental um bom cuidado e manutenção, de modo a otimizar as cargas e a prolongar o seu tempo de vida.
Dúvidas com o estado da sua bateria?
O ACP proporciona aos seus sócios um diagnóstico gratuito ao estado da bateria do seu carro e ainda uma vasta oferta de baterias a preços exclusivos, com instalação gratuita e prazo de garantia alargada de 3 anos.
Conheça o serviço de baterias ACP Ultra
Saiba mais