Não há dúvida: os carros elétricos estão a ganhar terreno. Sobretudo quando os preços dos combustíveis fósseis têm tendência a aumentar. Porém, ainda surgem algumas dúvidas e desconfiança, sobretudo relativamente ao tempo de carregamento. É o seu caso?
Postos de carregamento: todos apresentam o mesmo tempo de carregamento?
Os postos de carregamento de carros elétricos não têm todos o mesmo tempo de carregamento. Depende se é um posto de abastecimento rápido ou não. Também vai depender da potência de eletricidade transferida para o carro. Além dos postos de carregamento público — para os quais necessita de ter um cartão de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) — é também possível fazer o carregamento de carros elétricos em casa, cujo tempo de carregamento vai ser também diferente.
O tempo de carregamento dos carros elétricos depende de diversos fatores
-
Intensidade (da corrente disponível).
-
Potência (do carregador do carro).
-
Temperatura ambiente (se estiver frio, pode demorar mais tempo a carregar).
-
Número de veículos elétricos a carregarem em simultâneo (exceto se for em carregadores distintos).
-
Nível da bateria (se a percentagem de bateria do veículo for inferior a 20% ou superior a 80%, a velocidade do carregamento pode ser inferior).
Quanto tempo é necessário para o carregamento de carros elétricos?
Depende. Mas é possível obter uma média do tempo de carregamento dos carros elétricos consoante o posto de carregamento:
- POSTO DE CARREGAMENTO NORMAL (PCN)
Transfere eletricidade para os veículos elétricos numa potência igual ou inferior a 22 kWh.
Tempo de carregamento:
Numa potência mais baixa, de 3,7 kWh, carregar a 100% a bateria pode levar 8 horas. Por outro lado, um posto de potência de 22 kWh atinge cerca de 89% da autonomia total da bateria em apenas 1 hora (dependendo da marca e modelo da viatura).
- POSTO DE CARREGAMENTO RÁPIDO (PCR)
Posto de alta potência, com transferência de eletricidade de potência superior a 22 kWh.
Tempo de carregamento:
Pode carregar mais de 80% da bateria em apenas 20 ou 30 minutos (dependendo da marca e modelo da viatura).
- EM CASA
Pode optar por uma tomada convencional com carregamentos até 10A — a menos recomendada, pois as tomadas domésticas não estão preparadas para longos períodos de carga — ou por um posto de carregamento doméstico de fácil instalação, como uma “wallbox”.
Tempo de carregamento:
Se optar por uma tomada convencional, pode demorar cerca de 8 horas a carregar o equivalente a 100 km de autonomia. Com um carregador, entre 4,5 horas e 2,5 horas, dependendo da potência
Como depende de vários fatores, é possível calcular o tempo de carregamento dos carros elétricos?
Sim. Há uma fórmula que permite perceber o tempo de carregamento do seu elétrico. Apesar do tempo de carregamento depender de vários fatores, destacam-se os seguintes: a capacidade da bateria do veículo e a potência do carregamento. Assim, com estes dados, pode dividir o primeiro pelo segundo, para obter uma estimativa do tempo que demora a carregar o seu elétrico.
Outra forma de saber o tempo de carregamento do seu veículo elétrico passa por utilizar uma calculadora online. Para ajudar os condutores, um grupo de utilizadores de veículos elétricos criou esta calculadora que indica o tempo de carregamento, dependendo de como vai carregar e do modelo do carro. No entanto, esta calculadora ainda não apresenta o preço do kWh em euros nem inclui todos os modelos de carros disponíveis.
Ficou sem bateria?
Apesar dos cálculos, acabou por ficar sem bateria no seu elétrico a meio de uma viagem e sem carregadores por perto? O ACP resolve. O serviço de Assistência em Viagem ACP a veículos elétricos é efetuado por carrinhas preparadas para procederem a carregamentos na estrada em 30 minutos, garantindo mobilidade até ao posto de carregamento mais próximo.
Mais detalhes