Tempo de carregamento

Conheça os diversos fatores que deve ter em conta

Não há dúvida: os carros elétricos estão a ganhar terreno. Sobretudo quando os preços dos combustíveis fósseis têm tendência a aumentar. Porém, ainda surgem algumas dúvidas e desconfiança, sobretudo relativamente ao tempo de carregamento. É o seu caso?

Postos de carregamento: todos apresentam o mesmo tempo de carregamento?

Os postos de carregamento de carros elétricos não têm todos o mesmo tempo de carregamento. Depende se é um posto de abastecimento rápido ou não. Também vai depender da potência de eletricidade transferida para o carro. Além dos postos de carregamento público — para os quais necessita de ter um cartão de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) — é também possível fazer o carregamento de carros elétricos em casa, cujo tempo de carregamento vai ser também diferente.

O tempo de carregamento dos carros elétricos depende de diversos fatores

  1. Intensidade (da corrente disponível).

  2. Potência (do carregador do carro).

  3. Temperatura ambiente (se estiver frio, pode demorar mais tempo a carregar).

  4. Número de veículos elétricos a carregarem em simultâneo (exceto se for em carregadores distintos). 

  5. Nível da bateria (se a percentagem de bateria do veículo for inferior a 20% ou superior a 80%, a velocidade do carregamento pode ser inferior).

Quanto tempo é necessário para o carregamento de carros elétricos?

Depende. Mas é possível obter uma média do tempo de carregamento dos carros elétricos consoante o posto de carregamento:

  • POSTO DE CARREGAMENTO NORMAL (PCN)
    Transfere eletricidade para os veículos elétricos numa potência igual ou inferior a 22 kWh.
    Tempo de carregamento: 
    Numa potência mais baixa, de 3,7 kWh, carregar a 100% a bateria pode levar 8 horas. Por outro lado, um posto de potência de 22 kWh atinge cerca de 89% da autonomia total da bateria em apenas 1 hora (dependendo da marca e modelo da viatura).
  • POSTO DE CARREGAMENTO RÁPIDO (PCR)
    Posto de alta potência, com transferência de eletricidade de potência superior a 22 kWh.
    Tempo de carregamento: 
    Pode carregar mais de 80% da bateria em apenas 20 ou 30 minutos (dependendo da marca e modelo da viatura).
  • EM CASA
    Pode optar por uma tomada convencional com carregamentos até 10A — a menos recomendada, pois as tomadas domésticas não estão preparadas para longos períodos de carga — ou por um posto de carregamento doméstico de fácil instalação, como uma “wallbox”.
    Tempo de carregamento: 
    Se optar por uma tomada convencional, pode demorar cerca de 8 horas a carregar o equivalente a 100 km de autonomia. Com um carregador, entre 4,5 horas e 2,5 horas, dependendo da potência

Como depende de vários fatores, é possível calcular o tempo de carregamento dos carros elétricos?

Sim. Há uma fórmula que permite perceber o tempo de carregamento do seu elétrico. Apesar do tempo de carregamento depender de vários fatores, destacam-se os seguintes: a capacidade da bateria do veículo e a potência do carregamento. Assim, com estes dados, pode dividir o primeiro pelo segundo, para obter uma estimativa do tempo que demora a carregar o seu elétrico.

Outra forma de saber o tempo de carregamento do seu veículo elétrico passa por utilizar uma calculadora online. Para ajudar os condutores, um grupo de utilizadores de veículos elétricos criou esta calculadora que indica o tempo de carregamento, dependendo de como vai carregar e do modelo do carro. No entanto, esta calculadora ainda não apresenta o preço do kWh em euros nem inclui todos os modelos de carros disponíveis.

Ficou sem bateria? 

Apesar dos cálculos, acabou por ficar sem bateria no seu elétrico a meio de uma viagem e sem carregadores por perto? O ACP resolve. O serviço de Assistência em Viagem ACP a veículos elétricos é efetuado por carrinhas preparadas para procederem a carregamentos na estrada em 30 minutos, garantindo mobilidade até ao posto de carregamento mais próximo.

Mais detalhes

scroll up