Hábitos que levam ao desgaste da embraiagem

Como proteger uma peça fundamental da sua viatura

Se o seu automóvel tem mudanças manuais, a embraiagem tem um papel preponderante, pois liga e distribui a potência e força do motor à caixa de velocidades. Porém, muitos condutores adquirem hábitos e comportamentos de condução pouco saudáveis relativamente a este componente. Conheça-os e aprenda a evitá-los, de modo a obter uma maior vida útil da embraiagem.

Quando é que deve ser substituida a embraiagem?

O desgaste da embraiagem é normal, uma vez que é frequentemente utilizada. No entanto, o desgaste maior ou menor depende de um conjunto de fatores: um estilo de condução agressivo e brusco, o tipo de estradas, o peso transportado, entre outros. Mas o desgaste deve-se, sobretudo, à forma como é utilizada. Conheça os principais maus hábitos.

6 hábitos de condução que levam ao desgaste da embraiagem

Estes são alguns dos hábitos de condução que deve evitar, de forma a prolongar a vida da embraiagem do seu automóvel.

  1. Ter constantemente o pé no pedal da embraiagem (principalmente nos congestionamentos de trânsito)
    É um erro comum que produz aquecimento e efeitos prejudiciais desnecessários, levando ao rápido desgaste da embraiagem.

  2. Efetuar o ponto de embraiagem quando não é necessário
    Muitas vezes é necessário efetuar o ponto de embraiagem. O problema reside em fazê-lo quando não é necessário. Evite-os sempre que possível, utilizando o travão de pé.

  3. Saltar a primeira mudança
    Sempre que arranca na segunda mudança, está a contribuir para um maior esforço dos componentes e para o desgaste prematuro da embraiagem, além de consumir mais combustível.

  4. Não pisar o pedal da embraiagem até ao fundo
    Não pisar o pedal da embraiagem na totalidade, significa uma fricção desnecessária. Resultado: maior desgaste da embraiagem.

  5. Circular com excesso de peso bruto e rebocável
    Respeite sempre os limites de peso definidos pelo fabricante e que estão devidamente homologados para cada modelo de viatura, caso contrário está a correr riscos e pode provocar desgaste na embraiagem e nos travões.

  6. Utilizar desnecessariamente a embraiagem
    Utilize o pedal da embraiagem apenas para a mudança de velocidades. De outra forma, está a contribuir para o desgaste mais rápido da embraiagem.

Hora de substituir a embraiagem?

Não hesite em procurar ajuda certificada. Os Serviços Rápidos ACP proporcionam um conjunto de serviços de manutenção, com a confiança de mecânicos credenciados. E se for sócio ACP, usufrui de desconto de 10% em peças. 

Conheça todos os detalhes sobre os Serviços Rápidos ACP
Saiba mais

scroll up