A propagação de vírus como sucedeu com a COVID-19 veio provar que a atenção redobrada à limpeza ajuda a prevenir doenças e mantém por mais tempo a longevidade do interior dos carros.
Este guia pretende ajudá-lo a identificar as áreas infetadas e como limpar adequadamente o interior do seu automóvel.
Antes de limpar
Antes de iniciar a limpeza, o ideal será esperar três dias após a última utilização do veículo. Estudos de outros vírus da mesma família sugerem que, na maioria das circunstâncias, é provável que o risco reduza significativamente após 72 horas.
Equipamento de proteção individual
Porque não é possível saber com toda a certeza se esteve alguém infetado no seu carro, deverá proteger-se antes de começar. Por isso, recomenda-se que utilize:
- luvas (de preferência descartáveis)
- avental (de preferência descartável)
- máscara para proteger a boca e nariz
Produtos para a desinfeção do carro
Com muitas lojas encerradas neste período, poderá pensar que é difícil obter os produtos necessários. Felizmente, pode fazê-lo com muito pouco:
- desinfetante doméstico sem lixívia
- dois sacos de lixo
A limpeza do carro
Depois de colocar a proteção apropriada, é hora de iniciar a limpeza. Antes de começar pelo interior, certifique-se que as pegas das portas, incluindo a da bagageira são limpas.
Banco do condutor
- Volante, incluindo comandos dos vidros e dos espelhos retrovisores, buzina e rádio
- Botão de ignição, caso se aplique, e manete de mudanças
- Chaves
De todas as peças do carro, o volante é provavelmente o mais exposto ao toque. Use desinfetante em todo o volante, incluindo as áreas fora da vista, onde os dedos possam tocar.
Não se esqueça de limpar a buzina e todos os comandos de controlo do painel de instrumentos, bem como manetes de limpa para-brisas, botões, interruptores de funções e de faróis.
Embora tecnicamente não façam parte do seu carro, também será necessário limpar as chaves. Certifique-se que limpa todos os elementos da chave bem como a própria ignição, porque se tratam dos objetos mais tocados. Se o seu carro incluir um botão de ignição, limpe-o também.
Painel de instrumentos
- Aberturas de ventilação - passageiro e central
- Manete de mudanças
- Entretenimento/rádio
- Controlo do aquecimento/ar condicionado
No tablier, o rádio, sistemas de navegação e entretenimento e os comandos de regulação do aquecimento/ar condicionado também exigem cuidados de limpeza. Verifique todos os botões e zonas expostas ao contacto.
Não se esqueça das saídas de ar. As lâminas das aberturas de ventilação também precisam de limpeza, visto que são usadas para alterar manualmente a direção do fluxo de ar e tocadas regularmente por condutor e passageiros.
Por último, as alavancas de velocidades e do travão de mão (se existir) estão entre as áreas mais tocadas no seu carro – limpe-as bem.
Todos os bancos
- Cintos de segurança
- Ajustes dos bancos
- Apoios de cabeça
- Bolsas dos bancos
Os cintos de segurança são dos equipamentos mais tocados, mas são muito fáceis de esquecer durante as limpezas.
Puxe o comprimento do cinto de segurança para fora para garantir a limpeza de toda a superfície com a qual entra em contacto durante a utilização.
Passe para os bancos e limpe as alavancas ou botões de ajuste, os apoios de cabeça e as bolsas dos bancos.
Tejadilho e portas
- Pegas e fechos
- Bolsas das portas
- Interruptores das janelas
- Luzes interiores
- Apoios para as mãos
As portas dos carros são locais potenciais para a presença de bactérias, germes e vírus. Concentre-se nos puxadores, locais de arrumos, além dos controlos dos vidros.
Outros locais a não esquecer
- Porta-luvas
- Bolsas e arrumos na zona central
- Porta-copos
- Alavanca de abertura do motor
O porta-luvas deve ser limpo por dentro e por fora, juntamente com os objetos que lá estiverem.
Certifique-se de limpar completamente o compartimento central, incluindo a tampa, as alavancas e as áreas internas.
Os suportes para copos são um local frequentemente esquecido durante uma limpeza. Desinfete ainda a alavanca de abertura do capô do carro.
Após a limpeza
Coloque as luvas e avental descartável dentro de dois sacos do lixo e armazene-os por um período de 72 horas antes de os colocar num contentor do lixo.
Se não utilizou um avental descartável, coloque a roupa diretamente na máquina de lavar roupa no programa mais quente possível, de acordo com as instruções do fabricante. Depois seque-a completamente.
Por fim, lave bem as mãos, seguindo as indicações da DGS.
Proteção e assistência para todos
Agora que o seu automóvel é mais importante que nunca na mobilidade do seu dia-a-dia, escolha a melhor proteção com um preço mínimo e uma assistência de topo. Conheça o seguro automóvel ACP com preço único de 10,99€/mês, válido para qualquer carro e onde quer que resida, além de outros benefícios.
SAIBA MAIS