Não se trata de um comum sensor de marcha-atrás. O sistema de segurança REV (Reversing Detection System) apresenta-se como uma versão melhorada dos sensores de estacionamento já conhecidos e instalados em muitos automóveis. No entanto, destaca-se por apresentar uma tecnologia mais sensível à aproximação de obstáculos: possui um diâmetro mais amplos, que chega até aos 50 metros de distância.
Este sistema aplica-se a todos os modelos fabricados a parir de 6 de julho de 2024 e faz parte de um pacote definido pela União Europeia para reforçar a segurança dos veículos ligeiros no espaço europeu. O processo de adaptação, apesar de efetuado faseadamente entre os diversos fabricantes, ficará oficialmente concluído em 2029.
Como funciona o Sistema REV?
O sistema REV é composto por um equipamento de segurança que reveste a área traseira do automóvel. Nessa zona do carro é instalado um radar de médio alcance que permite analisar com mais facilidade a área envolvente e detetar a presença de pessoas ou objetos fora da visibilidade do condutor.
Na área externa do para-choques, são instalados sensores ultrassónicos cuja missão é captar igualmente a presença de elementos próximos do veículo. Mas ao contrário dos detetores de marcha-atrás já conhecidos, estes novos equipamentos de segurança operam através da leitura de ultrassons, a cerca de 3 ou 4 metros.
Até 2029, e também a pedido de Bruxelas, serão ainda feitas outras alterações à mecânica dos automóveis em circulação, que terão de possuir um sistema de apoio à manutenção na faixa de rodagem e a instalação de travagem automática.
O meu carro foi fabricado sem o Sistema REV. Vou ter de o modificar?
Não. Esta mudança imposta pela União Europeia recai na produção e não na venda. Por outras palavras, todos os automóveis construídos a partir de 6 de julho de 2024 passam a contar com este equipamento de segurança devidamente instalado, estando os fabricantes sujeitos a severas penalizações no seu incumprimentos.
Desta forma, os veículos produzidos anteriormente não estão abrangidos por esta medida, nem precisam de recorrer a oficinas para modificações, mesmo se a venda ocorrer após a data estabelecida. Por exemplo: um automóvel produzido em maio de 2024, mas vendido só em agosto, não precisa de ter instalado o sistema REV.
O objetivo da União Europeia é democratizar o acesso a esta tecnologia de segurança rodoviária, que, até ao momento, era mais frequente em carros topo de gama.
Certifique-se de que está tudo em ordem com o seu automóvel
Nas oficinas de Serviços Rápidos ACP, pode contar com uma equipa de mecânicos credenciados que prestam um conjunto de serviços de manutenção para o seu automóvel. E por ser sócio, tem ainda 30% de desconto na compra de material.
Conheça todas as vantagens dos Serviços Rápidos ACP
mais detalhes