Micro, acessível e elétrico com assinatura Zagato

| Revista ACP

Inovador na época, este ultra compacto para as cidades tem mão da famosa casa de design italiana.

Zagato-Lele-900

A prestigiada casa italiana Zagato não se dedicou apenas a “assinar” modelos de grandes marcas, atualmente muito cobiçados por colecionadores pela sua exclusividade, sobretudo pelos entusiastas de micro carros. Há 50 anos desenhou um citadino ultra compacto elétrico pensado para o meio urbano: o Zagato Zele 1000. Apresentado no Salão Automóvel de Genebra em 1972, não passou despercebido mas no ano seguinte com a crise do petróleo viu o seu interesse aumentar significativamente.

Lançado em 1974, o Zele foi projetado para ser o carro citadino perfeito com velocidade máxima a rondar os 40 km/h e autonomia que chegada aos 80,5 km, mais que suficiente para uso urbano. A energia era fornecida por um motor Marelli de 1000 watts com eletricidade proveniente de quatro baterias de 12 volts. O carregamento fazia-se através de uma tomada doméstica durante toda a noite.

 A sua vida útil durou até 1976 de onde saíram de fábrica 500 unidades assentes numa plataforma que combinava peças do Fiat 500 e do Fiat 124. Os modelos que sobreviveram ao tempo são hoje em dia muito colecionáveis podendo ser vistos de vez em quando em leilões, normalmente na Europa.

scroll up