Madeira Classic Car Revival desfilou glamour de outros tempos

| Revista ACP

O evento atraiu milhares de visitantes à cidade do Funchal que apreciaram cerca de 500 clássicos em exposição e o ACP Clássicos integrou o júri que elegeu o Best of Show.

@video=iVOSAkh2Hqw

O Madeira Classic Car Revival animou a cidade do Funchal, no último fim de semana de maio, com uma exposição de cerca de 500 clássicos entre automóveis, motos e bicicletas produzidos até 1977. Além do desfile dos candidatos a concurso nas categorias Best of Show, Originalidade e Elegância, o evento contou com a presença dos vencedores dos anos anteriores desde 2012, quando foi realizado pela primeira vez. Organizado pelo Clube de Automóveis Antigos da Madeira, conta com a promoção do Governo Regional da Madeira através da Secretario Regional de Turismo e Cultura.

Além do veículo clássico convidado para esta edição, a exposição ofereceu muito mais a quem a visitou desde um conjunto significativo de automóveis das décadas de 20 e 30, como o caso de um raro Berliet de 1931, a outros mais recentes que marcaram a história de muitas marcas durante os anos 50, 60 e 70.

Conservando a Madeira um parque de clássicos muito significativo e que ascende a mais de 2.000 exemplares, são os modelos populares a assumir especial destaque não só por estarem intimamente ligados à história automóvel da Madeira, como pelo facto de serem tratados com especial carinho com se de desportivos se tratassem. Esta exposição mostrou isso mesmo – largas dezenas de exemplares de marcas como Volkswagen, Datsun, Ford e outras, em bom estado de preservação.

A área dedicada às duas rodas também esteve bem representada com modelos mais ou menos raros, de várias épocas, tanto de motos como de scooters e até bicicletas. Pela mostra, percebeu-se a existência na Madeira de um interessante acervo de modelos nacionais – no caso das motos – cujas marcas já fazem parte do passado, talvez à exceção da histórica Famel que vai regressar ao mercado com uma proposta elétrica.

ACP Clássicos integrou júri para eleger o Best of Show

O Madeira Classic Car Revival realiza-se desde 2012 e desde a primeira edição que conta com a presença do ACP Clássicos no júri que escolhe o Best of Show e os melhores nas categorias “Originalidade” e “Elegância”. Momentos muitos aguardados no evento. “O convite em 2021 surgiu pela amizade que temos como o núcleo inicial de pessoas que organizaram a primeira edição, um acontecimento que foi foi espetacular pela surpresa que causou. A partir daí passaram-se 10 anos”, explica Luís Cunha, Secretário-Geral do ACP Clássicos.

Este ano, o Best of Show do concurso foi um Jaguar XK 150 de 1959 adquirido pelo atual proprietário em muito mau estado e que demorou cerca de quatro anos a ser restaurado pelo seu dono e um grupo de amigos. “Por isso é que este carro tem um cunho muito especial na sua recuperação e grande significado para mim”, adianta Rui Cirilo, o proprietário deste clássico inglês.

Madeira Classic Car Revival também é forte cartaz turístico

Integrado no programa da Festa da Flor, o evento atrai todos os anos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros que ao apreciarem a variedade de flores existente na Madeira, também são entusiastas de clássicos e contactam de perto com esta tradição pelo património automóvel. A conservação, preservação e exibição de clássicos ao público faz com que a Madeira se reforce a sua oferta cultural materializada nos automóveis e motos que dão vida ao Madeira Classic Car Revival.

Promovemos este evento por constituir um conteúdo de afirmação da Madeira através da promoção externa que fazemos para captar determinados públicos que estão associados aos grandes eventos de automóveis realizados internacionalmente”, explica Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira.

Classificações

Automóveis: Jaguar XK150 3.4 DHC, 1959 (Best of Show); Thunderbird Cabriolet, 1963 (Originalidade); Jaguar Type-E, 1966 (Elegância).

Motos: Zubdapp Super Combinette (Best of Show); Tricarro (Originalidade); Express-Radexi (Melhor Motorizada); Perfecta Zundapp (Motorizada Portuguesa); Vespa PX 125 (Scooter Originalidade); Vespa 200 Rally (Scooter Restauro).

Bicicletas: Raleigh Chopper (Best of Show).

scroll up