Le Mans Classic celebra 100 anos das 24 Horas de Le Mans

| Revista ACP

A edição deste ano vai ser ainda mais emocionante porque celebra o centenário da maior prova de resistência do mundo.

Le-Mans-Classic-900

Le Mans Classic é um dos mais importantes acontecimentos do mundo dos clássicos que reúne na famosa pista francesa automóveis de corrida (entre 1923 a 1981) que disputaram as 24 horas. Para a edição deste ano, que decorre entre 29 de junho e 2 de julho, já só existem 1.500 bilhetes de ingresso (a preço antecipado) para os quatro dias do evento, no valor de 70 euros.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Um número reduzido tendo em conta o tempo que ainda falta para a realização deste espetáculo imperdível pela qualidade dos carros e pilotos e a emoção que estes proporcionam em pista. E referindo as presenças, até ao momento o Le Mans Classic conta com 600 inscrições e 275 carros já foram selecionados. Mas a lista ainda não está fechada, esperando-se para este museu rolante mais de 800 carros de corrida na pista e 8.500 carros clássicos exibidos em recintos especialmente concebidos para o efeito. Em termos de visitantes, os números não são menos impressionantes, já que em 2022 o evento atraiu mais de 200.850 espectadores.

Os pilotos já confirmados

A organização também já começou a anunciar a presença de grandes nomes do desporto automóvel como Emanuele Pirro (italiano) que se tem destacado nas provas de Touring e Endurance ao vencer cinco vezes a prova de Le Mans e acumular 13 participações. Jenson Button (inglês), campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, que disputou 17 temporadas na F1 de 2000 a 2016 e também também competiu nas 24 Horas de Le Mans em 2018 é outro nome confirmado. Assim como Jan Magnussen (dinamarquês) que conta com 22 participações em Le Mans e 25 no Grande Prémio de Fórmula 1 no seu currículo. Já Darren Turner (inglês) venceu as 24 Horas na categoria GT1 em 2007 e 2008 e fez 17 aparições em Le Mans. Mais um britânico, Brian Redman que participou das 24 Horas de Le Mans 12 vezes. Um piloto que conquistou um recorde notável na categoria de protótipo desportivo ao vencer vários eventos, como as 24 Horas de Daytona (3 vitórias) e as 12 Horas de Sebring (2 vitórias). A belga Vanina Ickx (filha de Jacky Ickx também conhecido como “Monsieur Le Mans”) junta-se a este grupo de pilotos já confirmados. Uma presença que conhece bem o circuito das 24 Horas, onde já competiu sete vezes. E também participou do Dakar, correu na FIA GT, Le Mans Series e Pikes Peak

Evento comemora 100 anos das 24 Horas de Le Mans

Foi em maio de 1923 que o Automóvel Clube do Oeste organizou a primeira edição das 24 Horas de Le Mans num circuito a sul da cidade. Uma corrida de resistência de um dia que com algumas exceções, como o período da II Guerra Mundial, nunca deixou de ser disputada até aos dias de hoje. Também o traçado da pista contou com 14 alterações ao longo destes 100 anos, cujo perímetro atual ronda os 13,600 quilómetros. Uma das particularidades da prova é a utilização de parte dos 4,185 km do circuito fechado que juntamente com vários troços de estrada nacional confere às 24 Horas de Le Mans um ambiente único.

As passagens mais emblemáticas são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e a reta de Hunaudières com uma extensão de cinco quilómetros, onde os carros atingem uma velocidade superior a 400 km/h. O campeão recordista por vitórias individuais foi o piloto dinamarquês Tom Kristensen, com nove triunfos, e o recorde dos construtores vai para a Porsche, que venceu 16 vezes. Desde 1971, o recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas permanece no Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep, que percorreram 5.335 km à média de 222,304 km/h.

scroll up