Pat Moss foi a piloto que levou a Mini à vitória

| Revista ACP

O clássico Mini subiu ao pódio mais alto em 1962, no Rali das Tulipas nos Países Baixos uma prova de nível internacional.

pat-moss-900-3

A competição faz parte da história da Mini com diversos bons resultados em provas de rali. Mas, há 61 anos pelas mãos de uma mulher, o clássico Mini conquistou a primeira vitória no internacional Rali das Tulipas nos Países Baixos. A protagonista desta história de talento e coragem é Pat Moss, irmã mais nova do piloto de Fórmula 1 Stirlig Moss, que em maio de 1962 conseguiu o melhor tempo naquele rali entre Noordwijk e a Riviera Francesa, com regresso ao ponto de partida, num total de 2500 quilómetros.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A vitória da piloto britânica foi partilhada com a sua companheira de equipa Ann Wisdom, a primeira mulher copiloto profissional na história dos ralis. Mossie e Wizz, como eram conhecidas no paddock, formaram uma dupla de sucesso durante sete anos, conquistando o respeito e a admiração num desporto dominado por homens.

Embora a sua maior conquista tenha sido a vitória no Rali das Tulipas ao volante do recém lançado MINI Cooper, Pat Moss alcançou outras duas vitórias absolutas e sete pódios em ralis internacionais. Foi cinco vezes coroada a vencedora do Campeonato Europeu Feminino de Rallies e oito vezes da Coupe des Dames no Rally de Montecarlo.

Apesar da carreira de sucesso no mundo da competição, a piloto britânica (considerada a primeira grande referência feminina no mundo dos ralis, mesmo antes de Michèle Mouton) começou tarde a interessar-se pelos automóveis. Embora já conduzisse aos 11 anos sob instrução do irmão Stirling e aos 17 mostrasse total confiança ao volante, não se entusiasmou muito quando o pai lhe ofereceu o primeiro carro, comentando que estes só eram úteis para rebocar os atrelados dos cavalos, a sua primeira paixão.

Na verdade, foi no mundo equestre que Pat conquistou as primeiras vitórias em provas equestres, tendo sido até apresentada à Rainha Isabel II depois de vencer a Taça Queen Elizabeth em 1953. O ano em que também se iniciou na competição de ralis nacionais em todo o Reino Unido. No entanto, os cavalos sempre fizeram parte da sua vida. Campeã de ralis por mérito próprio e exímia cavaleira, Pat Moss faleceu em outubro de 2008.

Marca celebra o talento de Pat Moss com edição especial

Mais de seis décadas depois da primeira vitória do Mini numa prova de ralis, a marca celebra o talento, a coragem e a paixão desta piloto com uma edição especial: a Pat Moss Edition do MINI JCW 3 portas. Limitada a a 800 unidades das quais 15 destinadas ao mercado nacional, esta edição também comemorativa da carreira desportiva do clássico MINI, inclui vários detalhes exclusivos como uma tulipa estilizada que simboliza a primeira vitória do rali e que surge nos pilares C e nas Side Scuttles dos modelos desta edição, juntamente com a inscrição “Pat Moss”.

O desenho da tulipa, a inscrição do nome da piloto e os principais factos sobre a primeira vitória deste rali também podem ser encontrados em outras zonas exteriores deste modelo comemorativo. É o caso do seu interior em algumas áreas com elementos decorativos de homenagem a Pat, assim como o volante desportivo que também apresenta o logótipo desta edição especial na forma de uma tulipa. A representação abstrata dos êmbolos do motor que se movem para cima e para baixo serve de motivo para um gráfico na superfície interior do lado do condutor. Com barras de diferentes alturas formando as letras “M” e “W” – que significam “Moss” e “Wisdom” – simbolizam a dupla perfeitamente coordenada que causou sensação no mundo dos ralis durante tantos anos.

scroll up