Chegou o Dia Mundial do Carocha

| Revista ACP

Desde 1995 que todos os anos se comemora a 22 de junho o dia do mais icónico modelo da Volkswagen.

VW-Carocha-900

O Volkswagen Carocha continua a atrair as atenções, seja pela curiosidade que desperta, seja pelo desejo em ter um e hoje comemora-se o seu Dia Mundial. Desde 1995 que se comemora a 22 de junho o dia do mais icónico modelo da Volkswagen, mas o motivo desta celebração é mais antigo - foi a 22 de junho de 1934 que a Associação Nacional da Indústria Automóvel Alemã e Ferdinand Porsche assinaram um contrato para o desenvolvimento de um automóvel simples, fiável e acessível que servisse as necessidades do povo alemão.

Este é um dia em que se comemora a história de um automóvel único que começou a ser pensado há cerca de 90 anos, com o propósito de democratizar a mobilidade. E cumpriu bem o seu objetivo já que é considerado o carro mais vendido do mundo, com mais de 21 milhões de unidades produzidas entre 1938 e 2003. A sua exportação iniciou-se em 1947 e só chegou a Portugal em 1950.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Nessa altura o Carocha já era um automóvel planetário, que conquistava os seus condutores e as suas famílias pelo conforto da sua suspensão das quatro rodas, uma inovação à época. Também os baixos consumos e as reduzidas despesas de manutenção foram caraterísticas que o consolidaram no mercado e o tornaram mais acessível à população.

No início da década de 70, já 50.000 unidades tinham sido vendidas em Portugal, tendo mais tarde sido ultrapassada a barreira dos 60.000, valores que contrastam com as 36 unidades que a Volkswagen vendeu no primeiro mês de comercialização do modelo.  O intemporal Carocha ainda hoje é retratado na arte, seja musical ou cinematográfica, e relatado como um automóvel de afetos e boas memórias por aqueles que o conduziram e ficaram eternamente apaixonados.

scroll up