A BMW produziu a sua primeira mota em 1923 e o autor do projeto foi Max Friz, que redesenhou um motociclo Helios – marca que entretanto se tinha fundido com a BMW – condenado ao fracasso comercial por defeitos técnicos. Quando há 100 anos a R32 foi revelada no Salão de Motociclismo de Paris foi um sucesso, a começar pelo motor boxer que incorporava.
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Tratava-se de um bloco bicilíndrico M2B33 de 494 cc associado a uma caixa de três velocidades, formando uma única unidade, capaz de produzir 8,5 cv de potência e atingia uma velocidade máxima de 95 km/h. Números que na época impressionaram os entusiastas das duas rodas.
Quanto ao chassi, apresentava uma estrutura tubular de aço que envolvia o motor, a caixa de velocidades e o eixo de transmissão final. A R32 não tinha suspensão traseira e as rodas traseiras com raios eram montadas diretamente no chassi. Três anos depois do seu lançamento, a BMW comercializou quase 3.000 unidades desta mota.
Hoje, a R32 é considerada uma relíquia pelos colecionadores e quando surge um modelo no mercado atinge valores respeitáveis, como o caso de um exemplar que em 2009 foi vendido por mais de 150 mil euros, num leilão em Munique. Uma década depois, foi comercializada em Las Vegas outra R32 por pouco mais de 200.000 euros.