Os Bombeiros Voluntários de Alcabideche inauguraram recentemente um museu cujo espólio conta a história desta corporação, mas também acolhe a maior coleção de miniaturas e de material para combate a incêndios. As peças foram sendo reunidas ao longo do tempo por José Neto que pertenceu à direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche (AHBVA) e era um entusiasta do universo dos bombeiros.
Uma paixão que levou muito a sério, transformando-se num dos seus passatempos favoritos. Para aprofundar os conhecimentos sobre este universo recorreu a livros, revistas e jornais da especialidade, criando uma extensa biblioteca ao mesmo tempo que fazia crescer a sua coleção de miniaturas, que agora têm direito a um espaço museológico para melhor poder ser apreciada.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
José Neto também colaborou na produção de textos para a imprensa e alguns dos mais importantes estudos sobre a temática, dando início a uma obra sobre a história dos bombeiros portugueses que, infelizmente, não chegou a concluir quando morreu a 25 de julho de 2019 com 77 anos.