Vasco Corrêa Mendes morre aos 88 anos

| Revista ACP

Apaixonado pelos automóveis e pela competição, Vasco Corrêa Mendes também manteve uma forte ligação ao clube.

VCMendes-900

Vasco Corrêa Mendes (1935-2023) despertou cedo para os automóveis, tendo-se iniciado na competição aos 22 anos no Rali das Províncias, uma prova organizada pelo ACP onde conquistou o 9º lugar. A sua participação nos ralis voltou a repetir-se tanto em provas realizadas em Portugal, na década de 60, como em Angola nos anos 80.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A sua paixão pelo mundo das quatro rodas também se estendeu a outras disciplinas desportivas como o karting onde se iniciou em 1961 e conquistou diversas vitórias ou ainda provas e expedições. Como um raid solitário de Luanda a Lisboa em 1985 e a expedição Nissan Terrano na América do Sul no ano de 1994.

Vasco Corrêa Mendes também destacou-se ainda como dirigente desportivo ao integrar a equipa técnica do Clube 100 à Hora que organizou a 15ª Volta a Portugal, prova em que pela primeira vez que se disputaram em Portugal troços fechados em estradas florestais.

Forte ligação ao ACP

A sua ligação ao clube acontece em 1957 quando se torna sócio (nº 720) e é convidado a integrar a Comissão Desportiva Nacional, na época um órgão ACP, que só na década de 90 viria a ser a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Em 2009 integra a Comissão do ACP Clássicos que viria a presidir, mas também a marcar presença em diversas provas de clássicos como o Rally de Portugal Histórico, na qual deixou de participar aos 80 anos.

À família e aos amigos de Vasco Corrêa Mendes, grande dinamizador do desporto automóvel em Portugal, o clube endereça as mais sentidas condolências.

scroll up