Aston Martin V8 de James Bond vai a leilão

| Revista ACP

Este é um dos quatro exemplares usados no filme “The Living Daylights” de 1987.

Aston-Martin-V8-JB

Quando se estreou como James Bond no filme “The Living Daylights” em 1987, Timothy Dalton tinha à sua espera como “carro de serviço” um imponente Aston Martin V8.

Na realidade foram utilizados nas filmagens quatro Aston Martin V8 completos. Um deles é precisamente o carro que a RM Sotheby’s vai leiloar entre 17 e 19 de agosto.

A história deste exemplar é particularmente interessante. Produzido em 1973 e pintado na cor “Tudor Green”, só em 1986 é que este Aston Martin foi comprado pela EON Productions, a empresa responsável pela produção dos filmes da saga James Bond.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A razão pela qual a EON Productions recorreu a um carro já com 13 anos foi simples: o tempo de espera por um exemplar novo era de 18 meses. Na transformação em “estrela de cinema”, este V8 foi pintado na cor “Cumberland Grey”, recebeu um novo capô e foi ainda alvo de um restyling para que ficasse idêntico aos exemplares mais recentes.

Para se transformar num carro digno do agente secreto mais famoso do mundo, este Aston Martin recebeu ainda skis e um sistema de propulsão a jato. A sua aparição no filme limitou-se a uma cena na qual chocava com um banco de neve, razão pela qual a produção optou por lhe retirar o motor e a caixa de velocidades.

Depois de se ter mantido na posse da EON Productions até 1995, este Aston Martin V8 teve vários donos. Primeiro foi vendido a Peter Nelson, um colecionador que o manteve em exposição no museu “Cars of the Stars Motor Museum” em Inglaterra até 2004, em seguida foi vendido a outro colecionador norte-americano até que chegou às mãos do atual proprietário em 2021.

Foi este que decidiu devolver o motor V8 a carburador a este exemplar bem como uma caixa manual de cinco relações da ZF. Curiosamente, quando saiu da linha de produção este exemplar contava com um V8 com sistema de injeção e… uma caixa automática.

Além de ter reinstalado a mecânico no Aston Martin V8 o seu atual proprietário levou também a cabo um minucioso restauro que inclui a instalação de uma nova consola central com os comandos usados no filme e até um lança chamas para oferecer mais credibilidade ao sistema de propulsão instalado na traseira.

Atualmente num estadoo imaculado, este Aston Martin V8 promete fazer-se valer do seu estatuto de “estrela de cinema” para bater recordes no evento que a RM Sotheby’s vai realizar em Monterey. Segundo as estimativas, este exemplar deverá ser vendido por um valor entre os 1,25 e os 1,6 milhões de euros.

scroll up