Opel Olympia Rekord Caravan estreou há 70 anos

| Revista ACP

Foi a primeira carrinha de grande volume produzida em série por um construtor alemão e causou grande sucesso.

Opel-Olympia-Rekord-900

O Opel Olympia Rekord Caravan surgiu em 1953, três anos depois da marca ter lançado o Opel Olympia (versão berlina). Elegante, confortável e prática, esta carrinha causou entusiasmo quando se deu a conhecer também pela utilização flexível que proporcionava. “Durante a semana para as entregas aos clientes, aos fins de semana para um agradável relaxamento”, como dizia o anúncio da Opel na época.

Na frente, o design em forma de boca de tubarão, caraterístico em ambas as variantes na altura, assumia o papel principal. No caso da Caravan, a carroçaria em forma de pontão, de superfícies lisas, transita para uma traseira em forma de caixa com janelas laterais para que os passageiros da fila de trás também possam desfrutar das melhores vistas.

O Olympia Rekord Caravan já não tem nada em comum com uma simples carrinha de entregas, facto que atraiu a atenção dos compradores. O elegante veículo de quatro lugares impressionou pelo seu generoso espaço de carga que podia ser facilmente duplicado com o rebatimento dos bancos traseiros. Os encostos rebatíveis em ângulo facilitavam a entrada dos passageiros, com a porta traseira larga a facilitar a colocação e remoção de objetos de trabalho ou de peças volumosas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Também o seu motor económico de 1,5 litros com 40 cv, capaz de acelerar a uma confortável velocidade de cruzeiro de cerca de 115 km/h acrescentou sucesso ao modelo alemão que foi o primeiro a usar o nome Caravan, uma linhagem que durou décadas. Atualmente, as carrinhas Opel utilizam o nome Sports Tourer. Dentro de poucas semanas, a Opel vai iniciar o próximo capítulo na longa história de sucesso das carrinhas de Rüsselsheim, com o novo Opel Astra Sports Tourer Electric a celebrar a sua estreia no IAA Mobility 2023.

scroll up