Em Fafe os ralis têm direito a um museu

| Revista ACP

Visita "obrigatória" para todos os fãs da modalidade, o Museu do Rali era um sonho antigo de José Pereira.

@video=0GY8r-T0vEY

Terra de aficionados dos ralis e palco de algumas das etapas mais icónicas do Rally de Portugal, há dois anos que Fafe é a “casa” do único museu dedicado aos ralis, uma modalidade que move milhões.

Idealizado por José Pereira durante a pandemia, o museu era um desejo antigo do próprio e do Clube Automóvel Serras de Fafe do qual é presidente e, claro está, dos muitos fãs de ralis daquela cidade.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Apadrinhado pela Câmara Municipal de Fafe, o Museu do Rali foi inaugurado a 10 de julho de 2021 e desde então caracteriza-se como um “museu vivo”: os carros em exposição mudam, sendo que muitos deles são cedidos por colecionadores e até pilotos que continuam a correr com eles. Desta forma de cada vez que visitamos o museu não vemos sempre os mesmos carros.

Com exposições temáticas dedicadas a alguns dos maiores nomes dos ralis nacionais, o espaço ao qual José Pereira dedica muito do seu tempo, já teve como “estrelas” carros como os míticos Audi Quattro ou Peugeot 205 T16 mas também alberga máquinas como o icónico Renault 4L com que Pinto dos Santos chegou a correr no mundial de ralis.

Contudo, não se pense que o museu inaugurado há dois anos em Fafe tem somente automóveis. Sempre com os ralis como “fio condutor”, neste museu podemos conhecer memorabilia relacionada com esta modalidade, uma vasta coleção de miniaturas e há até um espaço onde é possível consultar revistas de automóveis de várias épocas.

Apesar do Museu do Rali já ser um sucesso — até esteve na base da criação do fado “Fafe, do rali ao fado” da autoria da fadista Liliana Queirós — José Pereira, o seu fundador, está já focado no futuro e em melhorar este espaço de referência para os fãs dos ralis.

Desta forma, tem como objetivo encontrar um espaço maior que lhe permita albergar mais automóveis e, dessa forma, contar ainda mais histórias desta modalidade.

scroll up