A história do Panda 4x4 começa em 1983, apenas três anos após a estreia oficial do modelo desenhado por Giorgetto Giugiaro, o famoso hatchback compacto de dois volumes, duas portas e tração dianteira. Com base no sucesso inicial do Panda, a Fiat decidiu lançar uma versão com tração às quatro rodas com excelentes capacidades todo terreno e, acima de tudo, a um preço acessível, no pleno respeito da filosofia de produção da empresa que visa tornar a tecnologia mais avançada simples e acessível a todos, além de proporcionar o charme e a alegria caraterísticos do estilo de vida italiano.
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Equipado com um motor de 965 cm³ e 48 cv - cilindrada que seria, posteriormente, aumentada para 1108 cm³ nas versões finais - o Panda 4x4 é o primeiro exemplo de um veículo citadino com um motor transversal e um sistema de tração às quatro rodas. Além do sistema de tração às quatro rodas, apresentava uma distância mínima ao solo de cerca de 18 cm, um peso sem carga de apenas 740 kg e ângulos fora-de-estrada ideais que lhe permitiam enfrentar inclinações de quase 50%. As suas caraterísticas de todo terreno incluíam, também, pneus específicos e frisos de proteção na zona inferior das laterais e à volta dos arcos das rodas.
A paixão pela aventura também caraterizou a segunda geração do Panda 4x4, versão baseada no novo modelo que fez a sua estreia em 2004 e que, nesse ano, ganhou o prestigiado prémio "Carro do Ano". Produzidos na fábrica polaca de Tychy, as primeiras unidades da segunda geração foram o Panda 4x4 e a sua versão Climbing. Seguiu-se a versão Cross, que se destacou pela sua frente inovadora com para-choques completamente redesenhados e novos faróis circulares. Estavam disponíveis dois motores para a gama: um bloco a gasolina 1.2 de 60 cv e, a partir do final de 2005, um turbodiesel 1.3 Multijet de 69 cv, o qual contribuiu significativamente para fazer do Panda 4x4 o veículo todo-o-terreno mais vendido durante três anos consecutivos (2006, 2007 e 2008).
O testemunho foi passado para a terceira geração do Panda, em 2012. Desenhado por Roberto Giolito, inspirou-se no conceito estilístico "Squircle", ou seja, uma forma geométrica criada através do encontro de um quadrado e de um círculo, em que o primeiro representa eficiência e robustez, e o segundo, agradabilidade e flexibilidade. O resultado é um elemento regular e ágil, mas também divertido e brincalhão, tal como o simpático e versátil Fiat Panda. A versão Cross surgiu em 2014, representando um avanço em relação ao Panda 4x4, graças ao seu visual renovado que visava uma maior proteção da carroçaria, às novas tecnologias eletrónicas e, sobretudo, aos novos motores. No entanto, a adição mais importante foi o sistema "Torque on demand", que permitia ao condutor selecionar a configuração do veículo e o sistema de tração entre três níveis diferentes: Auto, Lock e Hill Descent.