Conceitos: BMW AVT deu um passo no design e engenharia da marca

| Revista ACP

Este protótipo de 1981 testou o novo túnel de vento da BMW na época para melhorar a aerodinâmica em futuros modelos.

BMW-AVT-840-2

Os arquivos da BMW e da BMW Classic estão repletos de protótipos pouco conhecidos, mas que com o tempo vão sendo revelados. São experiências interessantes, estranhas e únicas que desempenharam um papel vital na história da marca ao nível do estilo e da tecnologia, abrindo caminho para soluções aplicadas a futuros modelos.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Uma das “descobertas” mais recentes e agora divulgada é o BMW AVT de 1981, um dos conceitos mais misteriosos da marca bávara. Muito pouco se sabe sobre este protótipo ultrafuturista que não pode ser conduzido nem tem interior, mas foi concebido para dar a conhecer o novo túnel de vento da BMW nas instalações de testes de Ismaning/Ascheim em 1980. Com este protótipo, o fabricante pretendia enfatizar a aerodinâmica no design dos seus modelos para reduzir o consumo de combustível após as crises do petróleo verificadas em 1974 e 1979.

Para a BMW, o AVT destinava-se simplemente a ocupar o seu lugar no topo da placa de medição no meio do túnel de vento e ser objeto de testes. À escala real, foi concebido por designers da marca em colaboração com especialistas em aerodinâmica para criar um conceito único que apesar de não ter nenhum descendente na estrada desempenhou um papel importante no design e na história da engenharia da BMW.

scroll up