Este Fiat 500 Spiaggina é único e vai a leilão

| Revista ACP

Dos dois exemplares construídos apenas este reapareceu e agora procura novo proprietário a troco de uma quantia milionária.

Fiat-Agnelli-840

Era bem conhecida a elegância de Gianni Agnelli, antigo presidente da Fiat, muitas vezes até com um toque de originalidade. Como no caso da encomenda da sua própria versão do Fiat 500 Jolly na década de 50: o Fiat Spiaggina que vai a leilão pela Sotheby’s em Paris, no final de janeiro.

Com assinatura de Mario Boano da Carrozzeria Ghia, este Fiat vocacionado para a praia virou uma tendência de moda e foi inspirador para outros modelos como o Citroen Mehari ou o Mini Moke para referir as criações mais conhecidas.

Apenas foram construídos dois exemplares deste Fiat Spiaggina com carroçaria alongada, acabamentos de madeira a toda a volta que lhe conferem um aspeto quase de anfíbio e bancos dianteiros em palhinha, tendo sido um deles oferecido ao magnata grego Aristóteles Onassis ficando o outro para Agnelli espalhar charme durante as suas estadias na Riviera Francesa durante os anos 60 até ao dia em que resolveu dá-lo ao seu motorista Bernardino Aiassa em 1973.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Atualmente, apenas o Spiaggina de Gianni Agnelli reapareceu graças à descoberta de um colecionador de Turim que o recuperou e o exibiu no Concorso d'Eleganza em Villa d'Este em 2018. No momento de ir a leilão em busca de novo proprietário, o seu preço pode chegar quase aos 300 mil euros.

scroll up