Bentley: símbolo de prestígio há mais de um século

| Revista ACP

Uma das marcas com mais história automóvel britânica associa-se desde 2018 ao Passeio dos Ingleses, organizado pelo ACP Clássicos.

@video=S8WLWNVCUSg

“Construir um bom carro, um carro veloz, o melhor da sua classe” é o lema da Bentley, símbolo da mais moderna tecnologia combinada com luxo e caráter desportivo. Desde 1919 que assim é, quando Walter Owen Bentley fundou esta marca entre as mais desejadas do mundo. E é pela qualidade, sofisticação e elevado desempenho dos seus automóveis “very british” que a Bentley dá um brilho especial ao Passeio dos Ingleses desde 2018, altura em que iniciou o patrocínio do evento, com a presença de alguns dos seus mais emblemáticos modelos.

Mais recentemente, a ligação entre o Passeio dos Ingleses e a Bentley ganhou um outro significado com a paixão da Rainha Isabel II pelos automóveis britânicos a ser o tema da 19ª edição do evento do ACP em 2023. E a Bentley tem como tradição ser uma das fornecedoras da família real britânica. Um Bentley State Limousine foi oferecido a Sua Majestade em 2002 para marcar o 50º aniversário da sua subida ao trono. Mas a garagem real conta ainda com outro modelo da marca – um Bentayga que teve como primeira compradora, justamente Isabel II.

Também esta marca está bem representada entre os sócios do ACP Clássicos que todos os anos vão ao Passeio dos Ingleses. Além da participação de modelos mais antigos, sempre muito cobiçados pelo glamour e tradição de outros tempos juntam-se modelos mais recentes, que já nascendo como futuros-clássicos, motivam o interesse por parte dos sócios na marca.

Falar da Bentley, uma das marcas com maior prestígio no Reino Unido, e no Mundo, entre os construtores de automóveis de luxo, é percorrer 105 anos de história que se confundem com o desporto automóvel. Logos nos seus primeiros anos de vida a Bentley teve a sua época dourada nas pistas ao vencer as 24 Horas de Le Mans em 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Mas como a história também se constrói com a visão no futuro, a Bentley não quer ser exceção. A prova disso é ter tornado a sua fábrica de Crewe na primeira unidade fabril do setor certificada como neutra em carbono pela Carbon Trust. O objetivo é tornar-se numa organização totalmente neutra em carbono até 2030. A partir dessa data, cada automóvel que produzir vai ser elétrico a bateria.

scroll up