Audi 50 celebra 50 anos

| Revista ACP

O primeiro carro utilitário da Alemanha lançado em 1974, foi pensado para os tempos difíceis que se viviam com a crise do petróleo.

Audi-50-840

O Audi 50, o primeiro automóvel citadino de um construtor alemão, foi lançado em 1974, pouco depois do início da crise petrolífera de 1973. Económico, de baixo consumo de combustível e de design pioneiro, dispunha ainda de tração dianteira com um motor transversal, carroçaria hatchback de duas portas com uma grande bagageira e banco traseiro rebatível. O Audi 50 serviu de modelo para o Volkswagen Polo, estruturalmente semelhante, que foi lançado sete meses mais tarde, aproveitando as sinergias dentro do Grupo Volkswagen – uma receita de sucesso há meio século.

O primeiro utilitário alemão, que teve uma vida útil até 1978, do qual foram produzidas 180.828 unidades, nasceu para ser moderno e versátil e completar a gama de modelos do Audi 80 e Audi 100. Já em 1970, os engenheiros da Audi NSU Auto Union AG começaram a trabalhar no projeto, liderados pelo Diretor Técnico Ludwig Kraus, procurando um sucessor para o pequeno e robusto NSU, cuja produção estava prestes a terminar.

Os criadores tinham o seguinte objetivo: "Um automóvel contemporâneo deve ter o tamanho certo para os imperativos de hoje", como se afirma no manifesto de design do Audi 50. A chave do sucesso foi o motor de colocação transversal. Isto permitiu que os engenheiros de Ingolstadt criassem um carro com um interior relativamente grande, apesar do seu comprimento total de 3,49 metros.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Foram lançadas duas versões do "mini Audi", que pesava apenas 685 quilos: o Audi 50 LS com 50 cv e o Audi 50 GL com 60 cv, ambos com motores de 1,1 litro. O Audi 50 LS tinha uma velocidade máxima de 142 km/h, enquanto o Audi 50 GL atingia os 152 km/h. A versão de 50 cv utilizava gasolina normal, mas a versão de 60 cv, mais potente, necessitava de gasolina super. Em 1977, esta última variante foi substituída por um motor de 1.300 cc recentemente desenvolvido, que funcionava com gasolina normal. A responsabilidade do design do Audi 50 foi confiada a Hartmut Warkuß, que já tinha desenhado o Audi 80: Warkuß criou uma forma delicada e intemporal em torno do conjunto construído por Ludwig Kraus.

scroll up