A Mercedes-Benz fez regressar o seu primeiro carro de produção em série à rua, uma iniciativa a que chamou “De 1894 para o futuro”. Conhecido como Benz Velo, este exemplar mostrou estar ainda em boa forma apesar dos seus 130 anos ao rolar em circuito fechado nas instalações da Mercedes-Benz em Sindelfingen para depois regressar ao museu da marca, onde se encontra habitualmente.
Entre 1894 e 1902 foram produzidas 1.200 unidades do Velo na fábrica de Mannheim. Um sucesso comercial que levou a marca a apostar em motores mais potentes para o seu primeiro modelo de série em 1896. Mais tarde surgiu uma versão de luxo equipada com uma série de equipamentos opcionais para tornar a condução mais agradável.
Novos estofos, cadeira infantil voltada para trás, terceira velocidade, manivela para facilitar a partida ou pneus com mais aderência ao piso foram algumas das melhorias introduzidas numa versão de luxo conhecida por Benz Confortável.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Além disso, a potência do motor monocilíndrico de 1 litro instalado horizontalmente com volante vertical aumentou de 1,1 kW (1,5 cv) no primeiro Benz Velo de 1894 para 3,3 kW (4,5 cv) no Benz Confortável de 1902.