Seat Ibiza: uma história de sucesso com 40 anos

| Revista ACP

Lançado em 1984, o Ibiza foi desde sempre um êxito comercial nas suas diversas gerações, ainda com cartas dadas na competição.

Seat-Ibiza-840

Nos finais de abril de 1984 saia da linha de produção em Martorell o primeiro Seat Ibiza. Um ícone da indústria automóvel espanhola que revolucionou a marca e se tornou num grande sucesso comercial. Já lá vão cinco gerações deste citadino que desde sempre foi produzido em Barcelona. Apresentado no Salão de Paris, surpreendeu pela sua estética moderna ao gosto da época, que contou com assinatura do designer Giorgetto Giugiaro. O desenvolvimento do motor - 1,5 litros com 90 cv -, teve a colaboração da Porsche e a Karmann interveio na industrialização da carroçaria. Durante quase uma década, foram vendidas mais de um milhão de unidades da primeira geração.

Uma das grandes evoluções do Seat Ibiza nas suas diversas gerações foi a mecânica, mas também houve outras inovações que marcaram os modelos posteriores. Em 1993 chegou a segunda geração que duraria até 2002. Ao partilhar a plataforma do Volkswagen Polo, apresentava melhorias em termos dinâmicos, com o design novamente a cargo de Giugiaro que dessa vez apostou em linhas mais arredondadas. Uma inovação que se juntava a uma melhor qualidade dos materiais utilizados. Alvo de atualizações em 1996 com novos para-choques e em 1999 com um grande restyling, a segunda geração do Ibiza estreou a versão GTI e mais tarde a versão Cupra. Venderam-se milhão e meio de unidades.

A terceira geração surgiu entre 2002 e 2008. Desta vez, a criação do Ibiza foi entregue a Walter da Silva que manteve uma estética suave no modelo. Não faltando ao Ibiza versões desportivas ao longo do tempo, a Seat disponibilizou nesta altura as versões FR e Cupra, lançando, ainda, a versão de baixo consumo Ecomotive. Em 2006 o Ibiza sofreu ligeiras atualizações e durante o tempo de vida útil desta geração foram comercializadas 1,2 milhão de unidades.

Entre 2008 e 2017 a marca lançou a quarta geração que se destacou pelo design do belga Luc Donckerwolke. Mais desportiva, contou com versões Coupé SC de três portas, cinco portas e carrinha ST, com a versão Cupra a debitar 192 cv de potência. Outras melhorias dignas de registo aconteceram ao nível do infoentretenimento e conetividade. O Ibiza de quarta geração vendeu 1,6 milhão de unidades.

Desde 2017 até à atualidade, a Seat mantém no mercado a quinta geração do Ibiza. Concebida na plataforma modular MQB AO do grupo VW e com assinatura do designer Alejandro Mesonero-Romanos, apenas está disponível a versão de cinco portas equipada com motor 1.0 TSI de três cilindros com 110 cv de potência. Há ainda uma versão de entrada de 80 cv, um motor 1.5 EcoTSI de quatro cilindros com 150 cv e um 1.0 TGI de 90 cv que pode funcionar com GNC (gás natural comprimido).

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O Seat Ibiza foi ainda o carro oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 para anos depois alcançar outras notoriedades desta vez na competição ao conquistar três títulos no Campeonato Mundial de Ralis, na categoria F2, em 1996, 1997 e 1998.

scroll up