Sucessor do Miura, o Lamborghini Countach é hoje um dos modelos mais icónicos da marca de Sant'Agata Bolognese. Porém a sua chegada ao mercado foi tudo menos fácil.
Apesar de ter sido revelado no Salão de Genebra de 1971 sob a forma do protótipo Countach LP 500, foram precisos vários protótipos, três anos de desenvolvimento, e intensos testes de estrada até chegar ao modelo de produção: o Countach LP 400.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O primeiro exemplar saiu da linha de produção em março de 1974 e marcou o início de uma nova era na marca. Afinal, este foi o primeiro Lamborghini cuja carroçaria foi produzida pela marca e não por um fornecedor externo.
A produção da primeira unidade do Countach deu assim início a uma história de sucesso que se prolongou ao longo de 16 anos e que fez do modelo da Lamborghini um ícone da indústria.
Com inúmeras versões e linhas futuristas, o Countach foi evoluindo ao longo do tempo. Se nos anos 70 o seu estilo se caracterizava pela elegância, na década seguinte a casa Sant'Agata Bolognese soube adaptá-lo a uma era de excessos com diversos apêndices aerodinâmicos.
Passado meio século da produção do primeiro Countach, a verdade é que os pergaminhos que estiveram na base da sua criação continuam a guiar a Lamborghini.
Prova disso é o novo Revuelto, que não só se mantém fiel ao motor V12 como conta com linhas radicais e, curiosamente, sai da mesma linha de produção na qual foi montado o Countach.