Este mítico modelo é uma versão mais avançada e aerodinâmica do famoso Porsche 917 (construído no final da década de 60) e foi usado numa sessão de testes em Le Mans, em 1970, pelos pilotos Brian Redman e Mike Hailwood.
No ano seguinte foi vendido a Jo Siffert, um piloto de testes da Porsche que o cedeu para o filme Le Mans, que teve Steve McQueen como protagonista. Além de ter brilhado na película, este desportivo foi também usado como 'camera vehicle' por ser o único capaz de acompanhar outros protótipos nas sequências filmadas em circuito.
Jo Siffert manteve este Porsche 917K até à sua morte e o carro foi depois vendido a um colecionador francês, que o deixou ao abandono até 2001, ano em que foi encontrado num armazém.
Sujeito a um restauro intensivo na Suíça, o Porsche 917K vai estar agora disponível em leilão, com data e local ainda por confirmar. A Gooding & Company estima que preço poderá chegar aos 16 milhões de dólares, ou seja, cerca de 14 milhões de euros.
Passados 46 anos, este Porsche é a memória viva de um dos filmes de culto para os fãs dos desportos motorizados, sendo até eleito em várias listas como o melhor filme de carros de todos tempos, sendo referida com frequência como a que melhor retrata a atmosfera psicológica e o ambiente de uma grande competição automóvel. Na altura, o filme, que foi um projeto assumidamente pessoal de Steve McQueen, revelou-se um fracasso comercial.