A década de 70 foi particularmente importante na história da Volkswagen. Depois de vários anos com o Beetle como best-seller, a marca alemã reinventou por completo a sua gama, com três modelos de motor e tração dianteiros.
Primeiro, em 1973, lançou o Passat; um ano depois, em 1974, o icónico Golf e, por fim, em 1975 lançou o Volkswagen Polo, o seu modelo mais acessível destinado a competir num segmento então em franco crescimento: o dos pequenos utilitários.
Rival de propostas como o Fiat 127, o Ford Fiesta ou o Renault 5, o Polo era funcional por natureza e fez do requinte um dos seus principais argumentos, ou não tivesse como base o algo desconhecido Audi 50.
Desde então, o Volkswagen Polo cimentou-se como um “peso pesado” do segmento. Em 1981 surgiu a sua segunda geração. O visual seguia a máxima “em equipa que ganha mexe-se pouco”, mas trazia várias melhorias que iam desde o mais espaço a bordo até motorizações modernizadas.
Ainda durante os anos 80, mais precisamente em 1987, surgiu uma das versões mais icónicas do utilitário alemão: Polo Coupé GT G40. Com sobrealimentação de tipo scroll, que proporcionava mais potência, este pequeno pocket rocket foi o sonho de muitos condutores sedentos de performance.
O ano de 1994 trouxe a terceira geração do Polo. Além de uma clara aproximação ao bem-sucedido Golf, o Polo foi um dos primeiros veículos da sua classe com dispositivos de segurança inovadores, como os airbags. Já em 1998, foi altura de surgir o primeiro Polo GTI.
A quarta geração, lançada em 2002, manteve a aposta do antecessor no requinte e segurança, apresentando-se com maiores dimensões, mas também com airbags frontais e laterais, direção assistida e ABS de série.
Lançado em 2009, o Polo V foi o responsável pela entrada do modelo na “era digital”, apresentando-se com então raros sistemas de infoentretenimento e assistência à condução.
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Como se isto não bastasse, coube também à quinta geração do Polo brilhar no mundial de ralis, com o Polo R WRC a “oferecer” à marca o título do Campeonato do Mundo de Ralis por quatro vezes consecutivas a partir de 2013.
Chegado o ano 2017 chegou também a sexta (e atual) geração do Polo. Assente na plataforma modular MQB, o modelo alemão tornou-se ainda mais espaçoso, versátil e digital.
Atualizado em 2021, o Polo continua uma história de sucesso com meio século, contando para tal com argumentos como os sistemas de assistência à condução pouco comuns no segmento.