Há mais um ícone dos Clássicos a converter-se à eletricidade

| Revista ACP

O mítico Ford GT40 vai regressar à produção, mas agora sem o seu tão característico motor V8, dando lugar a um motor elétrico 

Everatii-GT40-7-fb

O especialista britânico em conversão de carros elétricos Everrati, e o fabricante de chassis Superformance, anunciaram uma parceria para construir uma gama de carros clássicos eletrificados, a começar pelo Ford GT40 elétrico.

O novo GT40 está a ser desenvolvido no quartel-general da Everrati, em Upper Heyford, Oxfordshire, e está a ser usado um chassis de protótipo de forma a conseguir albergar o novo "powertrain" elétrico de forma a manter “o caráter e a alma" do carro original. Os detalhes de desempenho vão ser revelados nos próximos meses, conforme a empresa se prepara para a sua produção.

“Esta é a parceria perfeita”, disse Justin Lunny, fundador e CEO da Everrati. “O único foco de Everrati e Superformance são carros icónicos, e Lance [Stander, o CEO da Superformance] e a sua equipa são as pessoas certas quando se trata de criar chassis de continuação autorizados de alguns dos carros mais lendários da história automóvel. Combinar esses chassis com nossos avançados sistemas de tração elétricos e com muita engenharia de precisão resulta num aumento de desempenho, ao passo que se mantém a essência e a alma do veículo original".

Lance Stander, da Superperformance, considerou, por seu lado, que: “embora sempre tenha adorado carros com motor V8, não há dúvida do enorme desempenho que estes novos motores da Everrati conseguem conquistar. Estou genuinamente impressionado com os esforços da Everrati para manter a distribuição de peso e o caráter do carro original". Segundo Stander, “a eletrificação é o futuro em muitas perspectivas possíveis e adiciona mais uma opção para os que adoram carros desportivos clássicos.”

A Everrati foi fundada em 2019 e já possui versões elétricas do Porsche 911 (geração 964), do Land Rover Série 2A e do Mercedes-Benz SL 'Pagoda' (geração W113).

scroll up